settings icon
share icon
Pergunta

É melhor, espiritualmente falando, ser pobre ou ser rico?

Resposta


Como o estado financeiro de uma pessoa afeta o seu estado espiritual? Tem algum efeito? O que é melhor, ser pobre ou ser rico? Este é um tema que tem sido debatido por muito tempo na igreja. Israel recebeu a promessa de liberdade da pobreza com a condição de que o povo obedecesse às leis de Deus (Deuteronômio 15:4). No entanto, Jesus ensinou que os pobres são abençoados (Lucas 6:20).

O apóstolo Paulo falou das riquezas em 1 Timóteo 6:8-10: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam as pessoas a se afundar na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” Ter dinheiro não é ruim, mas amar o dinheiro é. Se temos muito ou pouco dinheiro não é tão importante quanto a nossa condição espiritual.

Para os judeus, a pobreza ou mesmo a deficiência física eram vistas como resultado do pecado pessoal. Em João 9:2-3, os discípulos de Jesus perguntaram-lhe: "E os seus discípulos perguntaram: — Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego? Ele ou os pais dele? Jesus respondeu: — Nem ele pecou, nem os pais dele; mas isso aconteceu para que nele se manifestem as obras de Deus." Embora os humanos geralmente atribuam a pobreza e outras fraquezas a algo errado que uma pessoa fez, Deus pode e usa essas circunstâncias para realizar o Seu plano perfeito.

A história do jovem rico em Marcos 10:17-22 nos ensina como as riquezas podem ser um obstáculo espiritual. Jesus disse ao jovem para vender o que tinha, dar o dinheiro aos pobres e depois segui-lo. O homem saiu triste porque era uma pessoa muito rica. A riqueza do jovem neste caso era negativa, porque o impedia de seguir a Cristo. Ele amava a seu dinheiro mais do que a Jesus.

Embora muitos dos salmos e provérbios falem dos benefícios da riqueza e das dificuldades da pobreza, a Bíblia deixa claro que tanto a pobreza quanto a riqueza podem ser a vontade e a bênção de Deus. Jesus viveu em relativa pobreza; Salomão foi abençoado com grande riqueza. O rei Davi começou humilde e terminou com grande riqueza. Os apóstolos seguiram a Cristo até chegarem à perseguição e ao martírio; eles não eram considerados ricos, mas usavam tudo o que tinham para compartilhar Cristo com os outros (Lucas 18:28). "O rico e o pobre têm algo em comum: o Senhor fez tanto um como o outro” (Provérbios 22:2).

O ponto de vista humano vê a riqueza como uma bênção e a pobreza como uma maldição. O plano de Deus é muito maior e usa tanto a riqueza quanto a pobreza para cumprir a Sua vontade. Devemos evitar a tentação de ver a riqueza como a única bênção de Deus e, ao contrário, contentar-nos com todas e cada uma das circunstâncias, entendendo que as bênçãos de Deus não são determinadas pelo que temos neste mundo, senão por quem somos inteiramente em um reino fora deste mundo.

English



Voltar à página principal em português

É melhor, espiritualmente falando, ser pobre ou ser rico?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries