GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "É melhor, espiritualmente falando, ser pobre ou ser rico?"

Resposta:
Como o estado financeiro de uma pessoa afeta o seu estado espiritual? Tem algum efeito? O que é melhor, ser pobre ou ser rico? Este é um tema que tem sido debatido por muito tempo na igreja. Israel recebeu a promessa de liberdade da pobreza com a condição de que o povo obedecesse às leis de Deus (Deuteronômio 15:4). No entanto, Jesus ensinou que os pobres são abençoados (Lucas 6:20).

O apóstolo Paulo falou das riquezas em 1 Timóteo 6:8-10: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam as pessoas a se afundar na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” Ter dinheiro não é ruim, mas amar o dinheiro é. Se temos muito ou pouco dinheiro não é tão importante quanto a nossa condição espiritual.

Para os judeus, a pobreza ou mesmo a deficiência física eram vistas como resultado do pecado pessoal. Em João 9:2-3, os discípulos de Jesus perguntaram-lhe: "E os seus discípulos perguntaram: — Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego? Ele ou os pais dele? Jesus respondeu: — Nem ele pecou, nem os pais dele; mas isso aconteceu para que nele se manifestem as obras de Deus." Embora os humanos geralmente atribuam a pobreza e outras fraquezas a algo errado que uma pessoa fez, Deus pode e usa essas circunstâncias para realizar o Seu plano perfeito.

A história do jovem rico em Marcos 10:17-22 nos ensina como as riquezas podem ser um obstáculo espiritual. Jesus disse ao jovem para vender o que tinha, dar o dinheiro aos pobres e depois segui-lo. O homem saiu triste porque era uma pessoa muito rica. A riqueza do jovem neste caso era negativa, porque o impedia de seguir a Cristo. Ele amava a seu dinheiro mais do que a Jesus.

Embora muitos dos salmos e provérbios falem dos benefícios da riqueza e das dificuldades da pobreza, a Bíblia deixa claro que tanto a pobreza quanto a riqueza podem ser a vontade e a bênção de Deus. Jesus viveu em relativa pobreza; Salomão foi abençoado com grande riqueza. O rei Davi começou humilde e terminou com grande riqueza. Os apóstolos seguiram a Cristo até chegarem à perseguição e ao martírio; eles não eram considerados ricos, mas usavam tudo o que tinham para compartilhar Cristo com os outros (Lucas 18:28). "O rico e o pobre têm algo em comum: o Senhor fez tanto um como o outro” (Provérbios 22:2).

O ponto de vista humano vê a riqueza como uma bênção e a pobreza como uma maldição. O plano de Deus é muito maior e usa tanto a riqueza quanto a pobreza para cumprir a Sua vontade. Devemos evitar a tentação de ver a riqueza como a única bênção de Deus e, ao contrário, contentar-nos com todas e cada uma das circunstâncias, entendendo que as bênçãos de Deus não são determinadas pelo que temos neste mundo, senão por quem somos inteiramente em um reino fora deste mundo.

© Copyright Got Questions Ministries