settings icon
share icon
Pergunta

Será que pecamos diariamente? É possível passar um dia inteiro sem pecar?

video
Resposta


Embora não haja um versículo da Bíblia que indique especificamente que cometemos um ato pecaminoso todos os dias, temos versículos que nos lembram que herdamos a capacidade de pecar a qualquer momento. "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12). "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe" (Salmo 51:5). Além disso, temos comandos que sabemos que nunca obedecemos, muito menos diariamente. Por exemplo, quem pode reivindicar que ama a Deus com todo seu coração, mente e alma a cada momento de cada dia? Ninguém. No entanto, esse é o maior mandamento (Mateus 22:36-38). Deixar de amar a Deus completamente em todos os momentos é um pecado diário para todos os cristãos.


Nós também temos um versículo que nos adverte sobre o engano da nossa antiga natureza pecaminosa, o que, de certo modo, nos alerta sobre o potencial, se não a probabilidade, do pecado diário. "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9). Até mesmo o apóstolo Paulo estava frustrado com sua própria batalha contra o pecado que habitava dentro dele. "Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros" (Romanos 7:22-23). Essa capacidade de pecado o levou a chorar em desespero: "Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7:24).

Salomão sabia muito bem que ele e todos os homens não só têm o potencial para o pecado, mas exercitam essa capacidade rotineiramente. Como ele afirmou em sua oração na dedicação do templo: "Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque)..." (1 Reis 8:46). E Salomão falou novamente sobre isso no livro do Eclesiastes: "Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque" (Eclesiastes 7:20). Novamente, embora esses versículos não indiquem inequivocamente o pecado diário, certamente nos advertem contra o orgulho de dizer em qualquer momento que não temos pecado.

A boa notícia é que não teremos que lutar para sempre contra o pecado diário. Um dia estaremos no céu com o nosso Salvador e seremos libertos da presença e do poder do pecado, assim como já fomos libertos da sua penalidade.

English



Voltar à página principal em português

Será que pecamos diariamente? É possível passar um dia inteiro sem pecar?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries