GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Será que pecamos diariamente? É possível passar um dia inteiro sem pecar?"

Resposta:
Embora não haja um versículo da Bíblia que indique especificamente que cometemos um ato pecaminoso todos os dias, temos versículos que nos lembram que herdamos a capacidade de pecar a qualquer momento. "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12). "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe" (Salmo 51:5). Além disso, temos comandos que sabemos que nunca obedecemos, muito menos diariamente. Por exemplo, quem pode reivindicar que ama a Deus com todo seu coração, mente e alma a cada momento de cada dia? Ninguém. No entanto, esse é o maior mandamento (Mateus 22:36-38). Deixar de amar a Deus completamente em todos os momentos é um pecado diário para todos os cristãos.

Nós também temos um versículo que nos adverte sobre o engano da nossa antiga natureza pecaminosa, o que, de certo modo, nos alerta sobre o potencial, se não a probabilidade, do pecado diário. "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9). Até mesmo o apóstolo Paulo estava frustrado com sua própria batalha contra o pecado que habitava dentro dele. "Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros" (Romanos 7:22-23). Essa capacidade de pecado o levou a chorar em desespero: "Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7:24).

Salomão sabia muito bem que ele e todos os homens não só têm o potencial para o pecado, mas exercitam essa capacidade rotineiramente. Como ele afirmou em sua oração na dedicação do templo: "Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque)..." (1 Reis 8:46). E Salomão falou novamente sobre isso no livro do Eclesiastes: "Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque" (Eclesiastes 7:20). Novamente, embora esses versículos não indiquem inequivocamente o pecado diário, certamente nos advertem contra o orgulho de dizer em qualquer momento que não temos pecado.

A boa notícia é que não teremos que lutar para sempre contra o pecado diário. Um dia estaremos no céu com o nosso Salvador e seremos libertos da presença e do poder do pecado, assim como já fomos libertos da sua penalidade.

© Copyright Got Questions Ministries