settings icon
share icon
Pergunta

Devemos usar instrumentos musicais na igreja?

Resposta


Em todos os exemplos de crentes reunidos para adoração no Novo Testamento, não temos nenhum momento claro de uso de instrumentos musicais. A maioria das igrejas hoje utiliza instrumentos musicais de todos os tipos, mas algumas não usam nenhum. A falta de um exemplo bíblico de uma igreja usando instrumentos musicais tem levado alguns a acreditar que tais instrumentos não devem ser usados na igreja, mas que nosso canto deve ser feito a cappella.

Embora a igreja seja um conceito do Novo Testamento, devemos avaliar o uso de instrumentos musicais pelo povo de Deus no Antigo Testamento. Os instrumentos musicais eram definitivamente usados na adoração no Antigo Testamento. O uso de instrumentos musicais foi até ordenado em algumas passagens: “Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério” (Salmo 81:2; cf. 98:5; 150:4). Vários dos salmos deviam ser tocados “com instrumentos de cordas” (por exemplo, Salmo 4:1; 55:1; 67:1; 76:1), bem como o cântico de Habacuque (Habacuque 3:19). O acompanhamento musical instrumental era uma parte comum da adoração. Davi ordenou aos líderes dos levitas “que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos” (1 Crônicas 15:16); na verdade, quatro mil levitas foram reservados para tocar instrumentos musicais (1 Crônicas 23:5).

Os cristãos que acreditam que instrumentos musicais não devem ser usados na igreja reconhecem o seu uso no Antigo Testamento, mas afirmam corretamente que os exemplos do Antigo Testamento não estabelecem as práticas da igreja no Novo Testamento. Afirmam que, sob a Nova Aliança, o “instrumento” dos crentes é a voz humana. Assim como o templo do Antigo Testamento deu lugar ao “templo vivo” do corpo humano (1 Coríntios 6:19), também os antigos instrumentos “mecânicos” da música do templo deram lugar ao instrumento “vivo” e cheio do Espírito que é a voz humana.

Sendo assim, as igrejas que utilizam instrumentos musicais estão trabalhando fora da vontade de Deus? Ao responder a isso, devemos lembrar-nos de algumas coisas importantes: primeiro, o nosso guia para a prática da igreja deve ser apenas a Escritura, não a tradição da igreja, não os escritos dos pais da igreja e não a cultura moderna.

Segundo, na ausência de um ensino direto nas Escrituras, devemos exercer graça e tolerância. Pode não haver nenhum exemplo de uma igreja do Novo Testamento usando instrumentos musicais, mas, da mesma forma, o Novo Testamento em nenhum lugar os condena. É natural criar regras que não estão na Bíblia, mas devemos ser muito lentos em exigir o que as Escrituras não exigem ou em proibir o que as Escrituras não proíbem.

Terceiro, o fato de não haver nenhum exemplo nas Escrituras de uma igreja usando instrumentos musicais não faz disso uma proibição. Os argumentos baseados no silêncio são notoriamente falhos. Dizer que o Novo Testamento não autoriza a igreja a usar instrumentos musicais mecânicos não é o mesmo que dizer que o uso de tais instrumentos é errado. O Novo Testamento também não autoriza a igreja a distribuir pratos ou cestos de oferendas ou instalar vitrais, mas poucos diriam que essas coisas são “erradas”. A falta de “autorização” bíblica direta para uma determinada prática não é uma proibição automática.

Resumindo, a Bíblia não proíbe nem ordena o uso de instrumentos musicais na igreja. Uma igreja tem liberdade para usar instrumentos musicais no culto, e uma igreja tem liberdade para não o fazer. Seja o que for que uma igreja decida em relação ao uso de instrumentos musicais, outras igrejas devem aceitar essa decisão como a forma dessa igreja de louvar ao Senhor. Com ou sem instrumentos musicais, devemos “fazer tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

English



Voltar à página principal em português

Devemos usar instrumentos musicais na igreja?
© Copyright Got Questions Ministries