GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: Devemos usar instrumentos musicais na igreja? | GotQuestions.org/Portugues

Resposta:
Em todos os exemplos de crentes reunidos para adoração no Novo Testamento, não temos nenhum momento claro de uso de instrumentos musicais. A maioria das igrejas hoje utiliza instrumentos musicais de todos os tipos, mas algumas não usam nenhum. A falta de um exemplo bíblico de uma igreja usando instrumentos musicais tem levado alguns a acreditar que tais instrumentos não devem ser usados na igreja, mas que nosso canto deve ser feito a cappella.

Embora a igreja seja um conceito do Novo Testamento, devemos avaliar o uso de instrumentos musicais pelo povo de Deus no Antigo Testamento. Os instrumentos musicais eram definitivamente usados na adoração no Antigo Testamento. O uso de instrumentos musicais foi até ordenado em algumas passagens: “Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério” (Salmo 81:2; cf. 98:5; 150:4). Vários dos salmos deviam ser tocados “com instrumentos de cordas” (por exemplo, Salmo 4:1; 55:1; 67:1; 76:1), bem como o cântico de Habacuque (Habacuque 3:19). O acompanhamento musical instrumental era uma parte comum da adoração. Davi ordenou aos líderes dos levitas “que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos” (1 Crônicas 15:16); na verdade, quatro mil levitas foram reservados para tocar instrumentos musicais (1 Crônicas 23:5).

Os cristãos que acreditam que instrumentos musicais não devem ser usados na igreja reconhecem o seu uso no Antigo Testamento, mas afirmam corretamente que os exemplos do Antigo Testamento não estabelecem as práticas da igreja no Novo Testamento. Afirmam que, sob a Nova Aliança, o “instrumento” dos crentes é a voz humana. Assim como o templo do Antigo Testamento deu lugar ao “templo vivo” do corpo humano (1 Coríntios 6:19), também os antigos instrumentos “mecânicos” da música do templo deram lugar ao instrumento “vivo” e cheio do Espírito que é a voz humana.

Sendo assim, as igrejas que utilizam instrumentos musicais estão trabalhando fora da vontade de Deus? Ao responder a isso, devemos lembrar-nos de algumas coisas importantes: primeiro, o nosso guia para a prática da igreja deve ser apenas a Escritura, não a tradição da igreja, não os escritos dos pais da igreja e não a cultura moderna.

Segundo, na ausência de um ensino direto nas Escrituras, devemos exercer graça e tolerância. Pode não haver nenhum exemplo de uma igreja do Novo Testamento usando instrumentos musicais, mas, da mesma forma, o Novo Testamento em nenhum lugar os condena. É natural criar regras que não estão na Bíblia, mas devemos ser muito lentos em exigir o que as Escrituras não exigem ou em proibir o que as Escrituras não proíbem.

Terceiro, o fato de não haver nenhum exemplo nas Escrituras de uma igreja usando instrumentos musicais não faz disso uma proibição. Os argumentos baseados no silêncio são notoriamente falhos. Dizer que o Novo Testamento não autoriza a igreja a usar instrumentos musicais mecânicos não é o mesmo que dizer que o uso de tais instrumentos é errado. O Novo Testamento também não autoriza a igreja a distribuir pratos ou cestos de oferendas ou instalar vitrais, mas poucos diriam que essas coisas são “erradas”. A falta de “autorização” bíblica direta para uma determinada prática não é uma proibição automática.

Resumindo, a Bíblia não proíbe nem ordena o uso de instrumentos musicais na igreja. Uma igreja tem liberdade para usar instrumentos musicais no culto, e uma igreja tem liberdade para não o fazer. Seja o que for que uma igreja decida em relação ao uso de instrumentos musicais, outras igrejas devem aceitar essa decisão como a forma dessa igreja de louvar ao Senhor. Com ou sem instrumentos musicais, devemos “fazer tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

© Copyright Got Questions Ministries