settings icon
share icon
Pergunta

Por que Deus parece não se importar com tantos milhões de crianças famintas no mundo?

Resposta


Algumas pessoas culpam Deus pelo número de crianças famintas no mundo, acusando-O de não ter o poder ou os cuidados que deveria ter. É verdade que a fome é um problema para muitos em nosso mundo, e muitas crianças sofrem de desnutrição. A Organização Compassion International relata que mais de 3 milhões de crianças morrem anualmente de desnutrição. Nos países em desenvolvimento, 25% das crianças estão abaixo do peso e correm o risco de sofrer os efeitos a longo prazo de serem subnutridas. O problema é real, mas a Bíblia ensina que o amor de Deus é igualmente real.

Para todas as perguntas que possamos ter sobre Deus, Ele já forneceu informações, pistas e respostas em Sua Palavra, a Bíblia. Jesus ensinou que as crianças são importantes para Deus: "E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, é a mim que recebe. E, se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, seria melhor para esse que uma grande pedra de moinho fosse pendurada ao seu pescoço e fosse afogado na profundeza do mar" (Mateus 18:5–6). Então, no versículo 10, Jesus disse: "Fiquem atentos, para não desprezarem nenhum destes pequeninos! Porque eu afirmo a vocês que os anjos deles, lá nos céus, veem incessantemente a face de meu Pai celeste." O fato é que Deus Se importa.

As organizações de socorro e agências governamentais concordam que há muita comida no mundo para alimentar a todos. O problema não é a falta de comida, mas a falta de acessibilidade à comida. Com comida suficiente no mundo para alimentar toda a população, a falha não está com Deus. Antes, a falha está na natureza corrupta do homem. Em vez de agir como administradores confiáveis dos recursos mundiais, nações e indivíduos costumam acumular alimentos, administrar mal os recursos e desperdiçar dinheiro em vez de garantir a alimentação de todas as pessoas.

Deus não é responsável pelas tolices do homem. Ele também não é responsável pela ganância, egoísmo, ódio, orgulho, preguiça, acumulação, crueldade, despeito, insensibilidade ou qualquer outro pecado que contribua para a fome no mundo. Não há injustiça em Deus (Salmo 92:15). Todas as pessoas são pecadoras (Romanos 3:23), e "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). As tragédias do mundo – especialmente as tragédias evitáveis, como a fome no mundo — são o resultado do pecado (veja Romanos 8:22).

Deus Se importa com as crianças do mundo. Ele prova o Seu cuidado ao enviar o Seu Filho ao mundo para nos redimir da maldição do pecado. "Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele" (1 João 4:9).

Deus também mostra o Seu cuidado ao pedir aos seguidores de Cristo que ajudem a aliviar a fome no mundo. Atualmente, Deus está trabalhando para alimentar as crianças famintas do mundo por meio de muitas agências cristãs — Compassion International, World Vision, World Help, Feed the Hungry, Samaritan's Purse — e adiante. Missionários cristãos estão em todo o mundo ajudando as pessoas com suas necessidades básicas enquanto ensinam a Palavra de Deus. Eles fazem isso por amor ao seu Senhor e ao próximo. Eles fazem isso porque "somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10).

Deus é bom o tempo todo. Mesmo assim, muitas vezes é desencorajador ver esse mal e sofrimento no mundo. Sabemos que o mal existe não por causa de Deus, mas por causa de Satanás, do pecado e da condição decaída da humanidade. Não perdemos a esperança. Nós "resistimos no dia mau" (Efésios 6:13). Amamos o nosso próximo como a nós mesmos por causa dAquele que "amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito" (João 3:16). Um dia, o nosso Senhor endireitará todas as coisas e "nunca mais haverá qualquer maldição" (Apocalipse 22:3).

English



Voltar à página principal em português

Por que Deus parece não se importar com tantos milhões de crianças famintas no mundo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries