GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Por que Deus parece não se importar com tantos milhões de crianças famintas no mundo?"

Resposta:
Algumas pessoas culpam Deus pelo número de crianças famintas no mundo, acusando-O de não ter o poder ou os cuidados que deveria ter. É verdade que a fome é um problema para muitos em nosso mundo, e muitas crianças sofrem de desnutrição. A Organização Compassion International relata que mais de 3 milhões de crianças morrem anualmente de desnutrição. Nos países em desenvolvimento, 25% das crianças estão abaixo do peso e correm o risco de sofrer os efeitos a longo prazo de serem subnutridas. O problema é real, mas a Bíblia ensina que o amor de Deus é igualmente real.

Para todas as perguntas que possamos ter sobre Deus, Ele já forneceu informações, pistas e respostas em Sua Palavra, a Bíblia. Jesus ensinou que as crianças são importantes para Deus: "E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, é a mim que recebe. E, se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, seria melhor para esse que uma grande pedra de moinho fosse pendurada ao seu pescoço e fosse afogado na profundeza do mar" (Mateus 18:5–6). Então, no versículo 10, Jesus disse: "Fiquem atentos, para não desprezarem nenhum destes pequeninos! Porque eu afirmo a vocês que os anjos deles, lá nos céus, veem incessantemente a face de meu Pai celeste." O fato é que Deus Se importa.

As organizações de socorro e agências governamentais concordam que há muita comida no mundo para alimentar a todos. O problema não é a falta de comida, mas a falta de acessibilidade à comida. Com comida suficiente no mundo para alimentar toda a população, a falha não está com Deus. Antes, a falha está na natureza corrupta do homem. Em vez de agir como administradores confiáveis dos recursos mundiais, nações e indivíduos costumam acumular alimentos, administrar mal os recursos e desperdiçar dinheiro em vez de garantir a alimentação de todas as pessoas.

Deus não é responsável pelas tolices do homem. Ele também não é responsável pela ganância, egoísmo, ódio, orgulho, preguiça, acumulação, crueldade, despeito, insensibilidade ou qualquer outro pecado que contribua para a fome no mundo. Não há injustiça em Deus (Salmo 92:15). Todas as pessoas são pecadoras (Romanos 3:23), e "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). As tragédias do mundo – especialmente as tragédias evitáveis, como a fome no mundo — são o resultado do pecado (veja Romanos 8:22).

Deus Se importa com as crianças do mundo. Ele prova o Seu cuidado ao enviar o Seu Filho ao mundo para nos redimir da maldição do pecado. "Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele" (1 João 4:9).

Deus também mostra o Seu cuidado ao pedir aos seguidores de Cristo que ajudem a aliviar a fome no mundo. Atualmente, Deus está trabalhando para alimentar as crianças famintas do mundo por meio de muitas agências cristãs — Compassion International, World Vision, World Help, Feed the Hungry, Samaritan's Purse — e adiante. Missionários cristãos estão em todo o mundo ajudando as pessoas com suas necessidades básicas enquanto ensinam a Palavra de Deus. Eles fazem isso por amor ao seu Senhor e ao próximo. Eles fazem isso porque "somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10).

Deus é bom o tempo todo. Mesmo assim, muitas vezes é desencorajador ver esse mal e sofrimento no mundo. Sabemos que o mal existe não por causa de Deus, mas por causa de Satanás, do pecado e da condição decaída da humanidade. Não perdemos a esperança. Nós "resistimos no dia mau" (Efésios 6:13). Amamos o nosso próximo como a nós mesmos por causa dAquele que "amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito" (João 3:16). Um dia, o nosso Senhor endireitará todas as coisas e "nunca mais haverá qualquer maldição" (Apocalipse 22:3).

© Copyright Got Questions Ministries