settings icon
share icon
Pergunta

De que maneira Jesus trouxe alegria ao mundo?

Resposta


Jesus trouxe alegria ao mundo de maneiras muito práticas. Toda vez que curava uma pessoa, expulsava um demônio ou perdoava um pecado, a alegria era imediata. Aqueles que reconheceram Jesus como o prometido Salvador e Redentor do mundo ficaram muito felizes (João 3:29). Quando o evangelho se espalhou nos dias da igreja primitiva, a alegria acompanhava a mensagem (Atos 8:8; 1 Tessalonicenses 1:6).

A humanidade anseia por esperança, significado e propósito. Dentro de cada coração humano está o conhecimento da eternidade, mesmo que não o reconheçamos como tal (Eclesiastes 3:11). Se não tivermos Deus como parte vital de nossa existência, tudo o que resta é o vazio e a inutilidade. O mundo estava perdido na escuridão antes da primeira vinda de Jesus. Deus não falou por meio de Seus profetas por mais de 400 anos. O período entre Malaquias e Mateus é silencioso, preparando o palco para o maior evento de todos os tempos: Deus Se tornaria Homem e viveria entre nós (João 1:14).

Quando o anjo anunciou o nascimento de Jesus aos pastores no campo, suas primeiras palavras foram: "O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo" (Lucas 2:10). Essa "grande alegria" era a verdade de que o Deus que parecia distante veio a eles em carne humana. Ele deveria ser chamado de "Emanuel", que significa "Deus conosco" (Isaías 9:6-7; Mateus 1:23). Aqueles que o viram contemplaram a face de Deus (João 14:9). Ele veio para resgatar, salvar, curar e reconciliar a humanidade com Deus (Isaías 61:1; Lucas 4:17-21). Isso foi motivo de grande alegria!

Porque Jesus veio, os humanos pecadores têm a oportunidade de entrar na presença de um Deus santo e ser declarados "inocentes" (2 Coríntios 5:21). Quando Jesus morreu na cruz, o véu do templo se rasgou em dois, simbolizando que o muro de separação entre Deus e o homem havia sido removido (Marcos 15:38). Daquele momento em diante, todos os que confiassem em Cristo seriam perdoados de seus pecados e herdariam a vida eterna (João 3:16-18). Quando Jesus ressuscitou dos mortos, Ele venceu a morte a favor de todos aqueles que confiam nEle (1 Coríntios 15:53-56). Isso é motivo de grande alegria!

Jesus ascendeu ao céu novamente para "preparar um lugar" para todos os que o seguem (João 14:1-2). Mas Ele prometeu que voltaria, uma segunda vez, para estabelecer o Seu reino na terra. Neste reino reinarão a retidão e a justiça, e o povo de Deus terá lugares de honra (Miqueias 4; Isaías 11; Mateus 19:28-29). Os problemas desta vida não são o fim. Jesus disse a Seus seguidores: "tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33). Saber que em breve viveremos e reinaremos para sempre com o nosso Senhor é motivo de grande alegria.

A popular canção de Natal "Cantai que o Salvador Chegou" de Isaac Watts celebra a alegre ocasião da vinda do Senhor. No entanto, a letra nunca teve a intenção de ser uma canção de Natal. Era um poema de Watts baseado no Salmo 98, que é um salmo da segunda vinda do Senhor que "vem julgar a terra" (versículo 9). O propósito de Jesus em Sua primeira vinda não era julgar, mas salvar (João 3:17); mesmo assim, é apropriado celebrar o Rei por Sua humildade. Jesus trouxe alegria ao mundo em Sua primeira vinda como um bebê, e trará alegria ao mundo quando vier novamente para reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16).

A espera pelo Messias prometido por Deus, expressa em passagens como Isaías 59:20, terminou. Os anjos anunciaram a Sua chegada com alegria. Não pode haver maior honra para os filhos de Adão do que o fato de que o seu Criador veio para resgatá-los do domínio de Satanás (1 João 5:19-20). Portanto, embora a nossa vida terrena seja cheia de problemas, temos motivos para ter esperança. Já que Jesus veio pela primeira vez e a segunda está por vir, podemos cantar com convicção: "Cantai que o Salvador chegou. Acolha a terra o Rei".

English



Voltar à página principal em português

De que maneira Jesus trouxe alegria ao mundo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries