GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "De que maneira Jesus trouxe alegria ao mundo?"

Resposta:
Jesus trouxe alegria ao mundo de maneiras muito práticas. Toda vez que curava uma pessoa, expulsava um demônio ou perdoava um pecado, a alegria era imediata. Aqueles que reconheceram Jesus como o prometido Salvador e Redentor do mundo ficaram muito felizes (João 3:29). Quando o evangelho se espalhou nos dias da igreja primitiva, a alegria acompanhava a mensagem (Atos 8:8; 1 Tessalonicenses 1:6).

A humanidade anseia por esperança, significado e propósito. Dentro de cada coração humano está o conhecimento da eternidade, mesmo que não o reconheçamos como tal (Eclesiastes 3:11). Se não tivermos Deus como parte vital de nossa existência, tudo o que resta é o vazio e a inutilidade. O mundo estava perdido na escuridão antes da primeira vinda de Jesus. Deus não falou por meio de Seus profetas por mais de 400 anos. O período entre Malaquias e Mateus é silencioso, preparando o palco para o maior evento de todos os tempos: Deus Se tornaria Homem e viveria entre nós (João 1:14).

Quando o anjo anunciou o nascimento de Jesus aos pastores no campo, suas primeiras palavras foram: "O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo" (Lucas 2:10). Essa "grande alegria" era a verdade de que o Deus que parecia distante veio a eles em carne humana. Ele deveria ser chamado de "Emanuel", que significa "Deus conosco" (Isaías 9:6-7; Mateus 1:23). Aqueles que o viram contemplaram a face de Deus (João 14:9). Ele veio para resgatar, salvar, curar e reconciliar a humanidade com Deus (Isaías 61:1; Lucas 4:17-21). Isso foi motivo de grande alegria!

Porque Jesus veio, os humanos pecadores têm a oportunidade de entrar na presença de um Deus santo e ser declarados "inocentes" (2 Coríntios 5:21). Quando Jesus morreu na cruz, o véu do templo se rasgou em dois, simbolizando que o muro de separação entre Deus e o homem havia sido removido (Marcos 15:38). Daquele momento em diante, todos os que confiassem em Cristo seriam perdoados de seus pecados e herdariam a vida eterna (João 3:16-18). Quando Jesus ressuscitou dos mortos, Ele venceu a morte a favor de todos aqueles que confiam nEle (1 Coríntios 15:53-56). Isso é motivo de grande alegria!

Jesus ascendeu ao céu novamente para "preparar um lugar" para todos os que o seguem (João 14:1-2). Mas Ele prometeu que voltaria, uma segunda vez, para estabelecer o Seu reino na terra. Neste reino reinarão a retidão e a justiça, e o povo de Deus terá lugares de honra (Miqueias 4; Isaías 11; Mateus 19:28-29). Os problemas desta vida não são o fim. Jesus disse a Seus seguidores: "tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33). Saber que em breve viveremos e reinaremos para sempre com o nosso Senhor é motivo de grande alegria.

A popular canção de Natal "Cantai que o Salvador Chegou" de Isaac Watts celebra a alegre ocasião da vinda do Senhor. No entanto, a letra nunca teve a intenção de ser uma canção de Natal. Era um poema de Watts baseado no Salmo 98, que é um salmo da segunda vinda do Senhor que "vem julgar a terra" (versículo 9). O propósito de Jesus em Sua primeira vinda não era julgar, mas salvar (João 3:17); mesmo assim, é apropriado celebrar o Rei por Sua humildade. Jesus trouxe alegria ao mundo em Sua primeira vinda como um bebê, e trará alegria ao mundo quando vier novamente para reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16).

A espera pelo Messias prometido por Deus, expressa em passagens como Isaías 59:20, terminou. Os anjos anunciaram a Sua chegada com alegria. Não pode haver maior honra para os filhos de Adão do que o fato de que o seu Criador veio para resgatá-los do domínio de Satanás (1 João 5:19-20). Portanto, embora a nossa vida terrena seja cheia de problemas, temos motivos para ter esperança. Já que Jesus veio pela primeira vez e a segunda está por vir, podemos cantar com convicção: "Cantai que o Salvador chegou. Acolha a terra o Rei".

© Copyright Got Questions Ministries