settings icon
share icon
Pergunta

O que podemos aprender com a tribo de Zebulom?

Resposta


Zebulom é uma das doze tribos de Israel. No tempo de Moisés, Zebulom foi dividido em três clãs: os sereditas, os elonitas e os jaleelitas, nomeados em homenagem aos filhos de Zebulom (Números 26:26). As tribos receberam o nome dos filhos de Jacó (ou netos, nos casos de Efraim e Manassés).

O décimo filho de Jacó, Zebulom, era o mais novo dos seis filhos de Lia. Quando Zebulom nasceu, Lia disse: "Deus me concedeu excelente dote; desta vez permanecerá comigo meu marido, porque lhe dei seis filhos" (Gênesis 30:20). Zebulom significa "morada" ou "honra".

Zebulom foi uma das seis tribos escolhidas para escalar o Monte Ebal e proferir maldições (Deuteronômio 27:13). Por meio dessas maldições, o povo prometia a Deus que deixaria de ter certos comportamentos. Por exemplo, uma das maldições diz: "Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao Senhor" (Deuteronômio 27:15). Outra diz: "Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva" (Deuteronômio 27:19). E outra: “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo” (Deuteronômio 27:26). Zebulom ajudou a pronunciar doze advertências desse tipo (Deuteronômio 27:15-26).

Ao entrar na Terra Prometida, Zebulom não expulsou os cananeus que viviam em Quitrom e Naalol, embora os tenha submetido a trabalhos forçados (Juízes 1:30). Esta foi uma obediência incompleta ao claro comando de Deus para expulsar todos os habitantes da terra (Números 33:52). O descumprimento da Palavra de Deus, como Zebulom demonstrou, é uma característica com a qual todos nos identificamos. Quantas vezes decidimos seguir nossos próprios caminhos por diversos motivos, muitos dos quais não condizem com a vontade de Deus?

Mais tarde, Zebulom voltou para Deus e obedeceu aos Seus mandamentos. Eles participaram das batalhas lideradas por Débora e Baraque, e lutaram corajosamente (Juízes 4:6; 5:18). O juiz Elom era zebulonita (Juízes 12:11). Durante os anos de reinado, Zebulom juntou-se a Davi em Hebrom para entregar o reino de Saul a Davi (1 Crônicas 12:23, 33, 40). Isso também nos dá discernimento sobre o nosso comportamento. Embora às vezes nos afastemos de Deus, o Seu amor por nós e o nosso por Ele nos trazem de volta à comunhão com o Senhor e ao cumprimento da Sua vontade.

O território de Zebulom ficava no que mais tarde ficou conhecido como Galileia, no norte de Israel. A bênção de Moisés sobre a tribo era que prosperariam em seus negócios estrangeiros com as nações gentias (Deuteronômio 33:18-19). Isaías profetizou: "Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom... mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios" (Isaías 9:1). A profecia de Isaías é messiânica: a Galileia (incluindo Zebulom) seria honrada como a primeira a ouvir a mensagem de Cristo, e isso compensaria em grande parte por sua humilhação nas mãos dos assírios séculos antes.

Muitos versículos da Bíblia, especialmente nos Salmos, louvam a Deus por Sua infalível paciência, amor e fidelidade. Indiretamente, a história de Zebulom nos lembra que Deus está sempre presente quando nos voltamos para Ele. Não importa quão agredidos ou feridos estejamos ou quão envergonhados de nossos erros passados, Deus ainda pode nos usar.

English



Voltar à página principal em português

O que podemos aprender com a tribo de Zebulom?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries