settings icon
share icon
Pergunta

Como a Bíblia descreve um tolo?

Resposta


A Bíblia tem muito a dizer sobre os tolos. Hoje, a palavra tolo geralmente significa "um sujeito insensato, sem coerência". A definição bíblica acrescenta que é “alguém que despreza a Palavra de Deus”. A Bíblia menciona muitas características de tal pessoa, muitas vezes contrastando-a a alguém sábio. Eclesiastes 10:2 diz: “O coração do sábio se inclina para o bem, mas o coração do tolo se inclina para o mal.” Um tolo é alguém cujo coração rebelde está continuamente inclinado para a tolice. "Porque o tolo fala tolices, e o seu coração só pensa em fazer o mal” (Isaías 32:6). Provérbios 26:11 diz: "Como o cão que volta ao seu próprio vômito, assim é o insensato que repete a sua tolice." Os tolos também não aprendem com seus erros. Eles continuam fazendo as mesmas coisas tolas repetidas vezes, para sua própria destruição (Provérbios 18:7).

Aqui está uma série de características de um tolo tiradas do livro de Provérbios: o tolo odeia o conhecimento (Provérbios 1:22), não tem prazer em entender (Provérbios 18:2), gosta de planos malignos (Provérbios 10:23), proclama insensatez (Provérbios 12:23), rejeita a disciplina dos pais (Provérbios 15:5), fala perversamente (Provérbios 19:1), é temperamental (Provérbios 12:16), tem problemas por causa de seu discurso orgulhoso (Provérbios 14: 3), zomba do pecado (Provérbios 14:9), é um mentiroso (Provérbios 14:8) e despreza a sua mãe (Provérbios 15:20). Um filho insensato causa sofrimento aos pais (Provérbios 17:25; 19:13). O tolo comete a imoralidade sexual (Provérbios 6:32; 7:7-12). A mulher insensata destrói a sua própria casa (Provérbios 14:1).

A melhor descrição de um tolo é de alguém que diz "no seu coração: ‘Não há Deus.’ São corruptos e praticam abominação; já não há quem faça o bem" (Salmo 14:1; 53:1). Embora os tolos possam decidir se tornar sábios ao seguir e aplicar os conselhos dos sábios (Provérbios 8:5; 21:11), a Bíblia adverte contra a associação com os tolos (Provérbios 14:7). Provérbios 13:20 diz: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal."

Há uma diferença importante entre a definição bíblica de um tolo e a palavra que Jesus usou (raca) em Mateus 5:22, quando proibiu chamar um cristão de “tolo”. O termo raca, expresso de um coração de desprezo, implicava total inutilidade. Jesus não estava dizendo que não podemos dizer que as decisões dos outros são tolas. No entanto, chamar alguém de "raca" era dizer que aquela pessoa estava fora do alcance de Deus e, portanto, condenada para sempre. Dizer "tolo!" para um irmão ou irmã naquela época era o mesmo que dizer "maldito seja!" a alguém hoje. Não temos o poder ou o direito de condenar ninguém ao inferno. Essa posição de julgamento pertence somente a Deus. Um cristão nascido de novo não pode ser "condenado" porque foi comprado pelo sangue de Cristo (Colossenses 1:14). No entanto, podemos e devemos fazer tudo que for possível para converter os corações daqueles que mostram insensatez à sabedoria e talvez salvar suas vidas e almas na eternidade (Tiago 5:20).

English



Voltar à página principal em português

Como a Bíblia descreve um tolo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries