settings icon
share icon
Pergunta

Existe algum valor em um teste ou avaliação de dons espirituais?

Resposta


É definitivamente louvável que os filhos de Deus desejem conhecer os dons espirituais que lhes foram dados pelo Espírito Santo com o propósito de servir e glorificar a Deus (2 Timóteo 1:6). Ao mesmo tempo, a Bíblia não indica que o(s) dom(ns) espiritual(is) possam ser determinados através de um teste. As muitas avaliações dos dons espirituais funcionam primariamente da mesma maneira. A pessoa fazendo o teste simplesmente responde a uma lista de afirmações ou perguntas. Depois de todas as questões serem respondidas, um valor numérico é atribuído às escolhas de resposta, então calculado, e esse número determina o(s) dom(ns) espiritual(is). Em contraste, a Bíblia ensina que o Espírito Santo concede dons espirituais de acordo com a Sua vontade, de acordo com o que Ele escolheu que o crente use para ministrar aos outros.

Um dos problemas com a abordagem de testar o dom espiritual é que, entre os cristãos de hoje, existem muitas opiniões diferentes sobre o assunto dos dons espirituais, tais como quantos são, exatamente o que significam, se alguns dons são inativos e se deve-se incluir os dons de Cristo à Sua Igreja (Efésios 4:11) na lista dos dons espirituais. Raramente essas questões são abordadas nestas avaliações. Uma outra consideração é que, com muita frequência, as pessoas tendem a se enxergar de forma diferente de como outras pessoas as enxergam, o que pode significar um resultado falso na avaliação de seus dons espirituais.

Um terceiro problema com o uso desta abordagem para determinar dons espirituais é que esses dons vêm de Deus através do Espírito Santo e o Espírito é quem os dá a quem escolhe (1 Coríntios 12:7-11). Em João 16:13, Jesus promete aos crentes que o Espírito Santo irá guiá-los em toda a verdade. É lógico que, já que o Espírito Santo é quem decide quem recebe os dons, Ele é muito mais interessado em que descubramos quais os nossos dons do que nós mesmos. Na verdade, a nossa própria curiosidade de quão "dotados" somos muitas vezes é motivada por pensamentos vãos de nossa própria importância. Por outro lado, o desejo do Espírito Santo de que conheçamos os nossos dons espirituais é sempre para o melhor, para que possamos funcionar no corpo de tal forma que traga honra e glória ao Pai.

Se estivermos realmente buscando a direção de Deus através da oração, comunhão, estudo da Palavra de Deus e ensino dos servos de Deus, os nossos dons se tornarão evidentes. Deus nos dá os desejos do nosso coração (Salmo 37:4). Isso não significa necessariamente que Deus nos dá tudo o que desejamos - ao contrário, que Ele pode e vai nos dar os próprios desejos. Ele pode colocar dentro dos nossos corações o desejo de ensinar, o desejo de repartir, o desejo de orar, o desejo de servir, etc. Quando agimos baseados nesses desejos, e temos um verdadeiro compromisso com a Sua glória no uso de nossos dons, resultados positivos resultarão - o corpo de Cristo será edificado e Deus será glorificado.

English



Voltar à página principal em português

Existe algum valor em um teste ou avaliação de dons espirituais?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries