settings icon
share icon
Pergunta

O que é um tempo devocional?

video
Resposta


Um tempo devocional é uma parte importante da vida cotidiana de um cristão, pois é quando ele vai para um lugar confortável e bastante isolado na (geralmente) sua própria casa para se aproximar de Deus sem distrações. Esse tempo é uma parte separada de cada dia para uma reunião entre um crente e Deus. Consiste em ler uma parte escolhida da Bíblia e orar.


Todo crente precisa de um tempo calmo com o Senhor. Se o próprio Jesus precisou, quanto mais nós? Jesus frequentemente se afastava dos outros para se comunicar com Seu Pai regularmente, como as seguintes Escrituras nos dizem: "Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar" (Mateus 26:36). "Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava" (Marcos 1:35). "Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava" (Lucas 5:16).

O comprimento do tempo devocional não importa, mas deve ser tempo suficiente para meditar sobre o que foi lido e depois orar sobre isso ou qualquer outra coisa que venha à mente. Aproximar-se de Deus é uma experiência gratificante, e uma vez que esse hábito regular é criado, um tempo específico para estudo e oração é ansiosamente aguardado. Se nossos horários são tão completos e urgentes que sentimos que não podemos tirar algum tempo diariamente para nos encontrar com nosso Pai celestial, então uma revisão de nossos horários para remover a "ocupação demasiada" é necessária.

Uma nota de cautela: algumas religiões orientais que ensinam os princípios da meditação incluem instruções sobre "esvaziar a mente" concentrando-se em repetir um som ou uma palavra particular vez após vez. Fazer isso abre a porta para que Satanás entre e cause estragos nas nossas mentes. Em vez disso, os cristãos devem seguir o conselho do apóstolo Paulo em Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Preencher a mente com esses belos pensamentos resultam na paz e em agradar a Deus. Nosso tempo devocional deve ser um tempo de transformação através da renovação de nossas mentes (Romanos 12:2), não pelo esvaziamento delas.

English



Voltar à página principal em português

O que é um tempo devocional?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries