settings icon
share icon
Pergunta

Por que os cristãos são tão malvados?

Resposta


Antes de podermos responder à pergunta sobre por que os cristãos são tão malvados, precisamos definir biblicamente o que é ser cristão e esclarecer o termo malvado. Na cultura ocidental, a palavra cristão passou a significar qualquer um que goste do Natal e que não se identifique como pertencente a nenhuma outra religião. Mas a Bíblia define ser cristão de maneira bastante diferente (Romanos 8:14; 1 João 3:7–10). Para os propósitos deste artigo, definiremos um cristão como alguém que aceitou a morte e ressurreição de Jesus Cristo como o pagamento suficiente por seu pecado e transferiu a posse de sua vida a Ele (Tito 3:5; 2 Coríntios 5:21; Romanos 10:9–10).

Cristãos - aqueles que confiam e seguem a Cristo como Senhor - não devem ser malvados (propositadamente ofensivos, egoístas ou maliciosos). No entanto, a acusação de que os cristãos são "malvados" continua a ser feita. Em muitos casos, a acusação é uma resposta ao comportamento praticado por cristãos nominais que nunca nasceram de novo; isto é, muita da atividade pública que deixa a impressão de que os cristãos são "malvados" vem daqueles que na verdade não são cristãos. Nada é mais severo ou arrogante do que a religião autojustificável e feita pelo homem. Isso era verdade no tempo de Jesus, e ainda é verdade (Lucas 18:9–14).

O mundo está inundado de vozes e opiniões, muitas delas professando falar em nome do cristianismo. Ao mesmo tempo, muitas delas são rudes, obscenas, abusivas e odiosas, que não são nada como Jesus (Mateus 11:29). A seção de comentários abaixo de qualquer postagem em redes sociais está cheia de meias-verdades e diatribes irritadas proferidas por pessoas arrogantes que afirmam representar a "verdade". Em contraste com o espírito de muitos desses comentários, Colossenses 4:6 informa claramente aos crentes como conduzir a si mesmos na discussão: "A vossa palavra seja sempre amável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um."

Outro fator a considerar sobre se os cristãos são "malvados" é a fonte das acusações. Quando rastreamos essa afirmação até suas origens, muitas vezes descobrimos que aqueles que rotulam estão na verdade rotulando erroneamente. Hoje, é considerado "malvado" recusar a se curvar à religião do dia, que na cultura ocidental é conhecida como Tolerância. O credo deste grupo exige a aceitação total de qualquer coisa que alguém escolha fazer. Os adoradores da Tolerância exigem "inclusão" em tudo e qualquer coisa que escolham, mesmo quando tal inclusão não é prática ou possível. Quando os cristãos apontam gentilmente que Deus deu instruções definidas a suas criações humanas e que a vida funciona melhor quando aderimos a essas instruções, eles são imediatamente rotulados como "não amáveis", "fóbicos" ou "malvados". Nos últimos dias, os cristãos que discordam da atual redefinição de moralidade e realidade são marginalizados na mídia e na praça pública. A Tolerância é extremamente intolerante com qualquer coisa que considere intolerante. Mas seus adeptos parecem não perceber a ironia.

Portanto, o significado de malvado precisa de uma avaliação mais aprofundada. Se a acusação de que os cristãos são malvados vem daqueles que se colocam contra Deus e Seu direito de definir a verdade, precisamos reconhecer que essas mesmas pessoas também consideram Deus como "malvado" porque Seus padrões não se curvam às suas sensibilidades. Recusar-se a ordenar como pastor um homossexual impenitente não é "ser malvado"; é bíblico (1 Timóteo 1:9–11; 1 Coríntios 6:9–10; Judas 1:7). Chamar o aborto de "assassinato do inocente" não é "ser malvado"; é verdade (Ezequiel 23:37; Salmos 106:38; 139:13–16). Defender a verdade de que o gênero é definido por Deus e não pode ser redefinido pelo homem não é "ser malvado"; é a realidade (Gênesis 1:27).

O comportamento de alguns que se autodenominam cristãos é terrível, mas devemos lembrar que se tornar um cristão não resulta em maturidade instantânea. Quando um bebê nasce, passa muito tempo sujando fraldas, chorando, fazendo birras e bagunça. À medida que o bebê cresce, ele desenvolve bons modos e habilidades sociais e amadurece para se tornar um ser humano civilizado. O mesmo é verdade para aqueles que nasceram de novo (João 3:3). Muitos entram no reino de Deus como pessoas incivilizadas e más. Eles recebem um novo coração e o Espírito Santo na salvação, mas Seu trabalho neles leva tempo. Cristãos recém-nascidos, como bebês, podem passar muito tempo causando problemas, cometendo erros e às vezes agindo de forma "malvada". Mas o desejo de Deus para todos Seus filhos é que nos conformemos à imagem de Cristo (Romanos 8:29). Ele é paciente à medida que crescemos e quer que sejamos pacientes uns com os outros enquanto Ele continua Sua obra que ainda está em andamento em nós (Efésios 4:2; Colossenses 3:13).

English



Voltar à página principal em português

Por que os cristãos são tão malvados?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries