settings icon
share icon
Pergunta

Existe poder no nome de Jesus?

Resposta


Qualquer poder atribuído ao nome de Jesus se origina na Pessoa de Jesus. Quando "cremos no nome de Jesus", confiamos na obra consumada do Cristo ressuscitado na cruz (1 João 5:13). Jesus não é uma palavra mágica. Não há nada de especial no arranjo das letras em Seu nome. Se Jesus não tivesse sido Deus em carne e osso que viveu uma vida perfeita, morrido pelos pecados de todos os que creriam e ressuscitado, nem estaríamos falando sobre o Seu nome. Qualquer poder que os cristãos acessam em nome de Jesus vem da verdadeira fé em quem Jesus é e no que faz pelos pecadores.

Não existe poder mágico no nome de Jesus — só existe poder no próprio Jesus Cristo. Simplesmente ao dizer o nome de "Jesus", não se pode esperar um poder, resultado ou uma posição especial diante de Deus. No entanto, o nome de Jesus é precioso e cheio de significado. Vemos uma dica disso em Mateus 1:20–21, quando um anjo disse a José: "José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles."

O poder salvador, curador, protetor, justificador e redentor de Deus reside na Pessoa de Cristo, e Jesus é o Seu nome. E como o Criador onisciente, onipresente e onipotente do universo optou por exercer o Seu poder? Por meio do Seu Filho, nascido em circunstâncias humildes — um bebê com todo o poder do Rei (Lucas 2:11–12). Jesus deu a Sua vida para salvar pecadores, e exerceu a Sua autoridade para ressuscitá-la (João 10:18), a fim de que qualquer um que, pela fé, invocasse o Seu nome pudesse receber perdão dos pecados e salvação por toda a eternidade (Romanos 10:13). Esse é o poder da ressurreição do Salvador – só Ele é a força por trás do Seu nome.

É no nome de Jesus que Deus nos instrui a orar (João 16:23–24). Os crentes são convidados a orar em nome de Jesus com a expectativa de que Deus responde às orações (João 14:13–14). Orar em nome de Jesus significa orar com a Sua autoridade (Lucas 10:19) e pedir a Deus Pai que aja de acordo com nossas orações porque nos aproximamos pela fé no nome do Seu Filho, Jesus Cristo. Orar no nome de Jesus significa orar de acordo com o caráter e a vontade de Jesus. Orar no nome de Jesus demonstra a nossa fé no poder de Deus para agir quando cremos que o nome de Jesus é mais do que apenas um agrupamento de letras, mas uma representação de quem Ele realmente é.

Jesus era um nome muito comum no Israel do primeiro século. A única coisa que diferencia o nome de Jesus de Nazaré é a Pessoa a quem pertence e o que Ele fez por nós. Em Cristo "habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Colossenses 2:9). Jesus é "o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3). Entretanto, onde não há fé, relacionamento ou submissão ao Seu senhorio, o nome Jesus não passa de uma palavra.

Devemos ser sábios para nos proteger da tentação de usar o nome de Jesus de forma inadequada. A Bíblia conta a história intrigante de um grupo de sete judeus em Éfeso que tentaram expulsar demônios usando o nome de Jesus. Esses homens não conheciam Jesus. Eles não eram crentes. Em vez disso, procuraram a admiração dos outros e a oportunidade de criar nomes para si mesmos. Eles não tinham se submetido a Deus e, portanto, não conseguiram fazer que os espíritos fugissem (Tiago 4:7). Uma vez, um demônio zombou dos sete exorcistas que estavam essencialmente tentando fazer truques de mágica usando "Jesus" como o seu encantamento de escolha: "Conheço Jesus e sei quem é Paulo; mas vocês, quem são?", o espírito maligno provocou. Então, o espírito maligno deu poder ao homem que possuía para derrotar os pretensos mágicos até que estivessem ensanguentados e nus (Atos 19:13-16). Esses sete homens tentaram abusar do poder em nome de Jesus para o seu próprio ganho, mas servimos ao Deus que não será manipulado e não poderá ser enganado (Jó 12:16).

O nome de Jesus, aquele que salva o Seu povo de seus pecados, denota todo o poder do poderoso Criador. Jesus dá aos crentes a autoridade de servir, trabalhar e orar em Seu nome quando o fazemos acreditando no poder salvador de Jesus e desejando a vontade de Deus. Jesus, com a autoridade do Pai, exerceu poder para salvar pecadores, e o Seu nome é o único nome a que podemos clamar para a salvação (Atos 4:12). Como filhos e filhas adotados na família de Deus, os cristãos experimentam a graça salvadora de Deus através da fé na Pessoa de Jesus. Quando O invocamos, participamos do Seu poder e descobrimos que "Torre forte é o nome do Senhor; o justo corre para ela e está seguro" (Provérbios 18:10).

English



Voltar à página principal em português

Existe poder no nome de Jesus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries