settings icon
share icon
Pergunta

Pode Deus pecar? Se Deus não pode pecar, Ele é verdadeiramente onipotente?

Resposta


Para responder a essa pergunta, precisamos primeiro considerar quem é Deus. A mente humana, no entanto, não poderia compreender adequadamente quem Deus é se não fosse pelas revelações especiais que Ele próprio nos deu. Uma forma de revelação é através da criação de Deus (Salmo 19:1-6). A complexidade, o design e a ordem da criação nos levam a reconhecer que existe um Ser incrível que a trouxe à existência e a mantém.

Outra forma de revelação é através da Palavra escrita de Deus. De certas partes das Escrituras, podemos determinar os atributos, ou qualidades, que são inerentes a Deus, dando-nos assim um vislumbre do Seu caráter. Um teólogo afirma que Seus atributos são "Suas perfeições". Alguns deles são: Sua eternidade (Salmo 90:2); Sua imutabilidade ou qualidade imutável (Tiago 1:17); Seu amor (1 João 4:8); Sua onipotência, ou ser o Todo-Poderoso (Apocalipse 1:8); Sua onipresença, ou estar presente em todos os lugares em todos os momentos (Salmo 139:7-11); Sua santidade, pureza absoluta e separação do mal (Habacuque 1:13); Sua retidão ou justiça (Salmo 11:7); e Sua verdade (Tito 1:2).

Este é um breve retrato de Deus que se manifestou em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo, e os atributos, ou perfeições, são verdadeiros para cada membro da Trindade. Porque Deus é santo, justo e verdadeiro, e não pode fazer nada inconsistente consigo mesmo, chegamos à conclusão de que Deus não pode pecar. Visto que a santidade, a retidão e outras perfeições de Deus são quem Ele é, se Deus pecasse, então deixaria de ser Deus. O fato de Deus ser "santo, santo, santo" o impede de fazer qualquer coisa que não seja santa, ou seja, pecaminosa.

Não podemos concluir, no entanto, sem destacar o fato surpreendente de que o nosso Deus santo Se envolveu no pecado da humanidade. Ele enviou o Seu único Filho a esta terra para morrer a fim de pagar a penalidade do pecado. "Pois também Cristo padeceu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir vocês a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito" (1 Pedro 3:18). "carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados" (1 Pedro 2:24). "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos" (Romanos 3:23- 25)

English



Voltar à página principal em português

Pode Deus pecar? Se Deus não pode pecar, Ele é verdadeiramente onipotente?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries