settings icon
share icon
Pergunta

Como posso saber qual é o plano de Deus?

Resposta


A maioria dos cristãos realmente deseja compreender o plano de Deus para suas vidas. No entanto, há muitas questões: como posso descobrir o plano de Deus? Como posso ter certeza? Felizmente, a Bíblia fornece muitos princípios importantes em relação à vontade de Deus. Deus não está tentando esconder Sua vontade para nossas vidas; Ele quer que Seus filhos conheçam a Sua vontade e a sigam.

Primeiro, a Bíblia está cheia de declarações claras sobre o plano de Deus que se aplica a todos os crentes. Por exemplo, 1 Tessalonicenses 5:16-18 ensina: "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." Essas três atividades — regozijar, orar e dar graças — são a vontade de Deus para todos os crentes, independentemente de outras circunstâncias.

Podemos entender a vontade de Deus através da Sua Palavra. A Palavra de Deus é perfeita, e podemos descobrir o plano de Deus para nossas vidas através do nosso estudo dela. Segundo Timóteo 3:16-17 diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

Em segundo lugar, podemos entender melhor o plano de Deus para nossas vidas seguindo-o de perto. Romanos 12:1-2 promete: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Quando dedicamos nossas vidas a Deus e nos afastamos dos princípios deste mundo, preparamos nossos corações para ouvir a Sua mensagem (também veja 1 Pedro 4:2).

Primeiro Tessalonicenses 4:3-7 confirma a necessidade de ser um "sacrifício vivo" e dá mais detalhes sobre o plano de Deus: "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação."

Em terceiro lugar, podemos descobrir o plano de Deus através da oração. Colossenses 4:12 observa que um crente chamado Epafras estava se esforçando "sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus." Os crentes colossenses precisavam conhecer e fazer a vontade de Deus, por isso Epafras orou por eles. Podemos crescer em nossa compreensão da vontade de Deus através da oração. Também podemos orar para que Deus revele Seu plano aos outros.

Em quarto lugar, Deus às vezes revela ou confirma seus planos para nós por outros meios, incluindo circunstâncias pessoais, relacionamentos ou mesmo sonhos. No entanto, essas áreas são muitas vezes mais subjetivas, e devemos avaliar cuidadosamente esses sinais pelo que Deus disse claramente nas Escrituras.

Podemos ter a certeza da promessa de Deus: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros" (Tiago 4:8). Quando oramos, estudamos as Escrituras e procuramos viver a santidade diante do Senhor, Ele revelará o Seu plano para nós em Seu tempo perfeito e de uma forma que possamos entender.

English



Voltar à página principal em português

Como posso saber qual é o plano de Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries