settings icon
share icon
Pergunta

Como podemos evitar que nossos jovens percam a fé?

Resposta


Esta questão destaca uma tendência infeliz. Como muitos livros e estudos recentes revelaram, um grande número de jovens de hoje está se desencantando com a igreja. Como resultado, estão saindo da igreja ou explorando outras vias para satisfazer seus apetites espirituais. E, contrariamente ao que alguns possam acreditar, mais jovens saem da igreja durante seus anos de ensino médio do que durante a faculdade. Mais de 60% dos jovens adultos que frequentaram a igreja durante a adolescência acabam se desligando espiritualmente em algum momento de seus vinte anos (The Barna Group).

Embora as razões por trás dessa evasão juvenil sejam muitas e variadas, a resposta para essa epidemia é realmente muito simples. Nossas crianças precisam entender plenamente que apenas a Escritura pode dar vida e trazer santificação para uma alma pecadora, e somente a Escritura pode nos equipar para discernir a verdade do erro. Porém, como o apóstolo Paulo apontou de forma apropriada, como podem acreditar se não ouviram? (Romanos 10:14). Em um mundo onde existe uma crescente onda de hostilidade contra o cristianismo, precisamos ensinar aos nossos filhos a Palavra de Deus e como defendê-la (1 Pedro 3:15). Há três lugares onde nossos filhos acabam aprendendo e desenvolvendo sua cosmovisão e sistema de crenças: escola, igreja e casa.

A partir dos cinco anos de idade, as crianças passarão a maior parte de duas décadas se educando. E os sistemas de ensino público, juntamente com as faculdades e universidades, continuam a doutrinar as crianças com as crenças religiosas dos humanistas. Meio século atrás, a Suprema Corte dos Estados Unidos reconheceu o humanismo como uma religião. Assim, quando a Bíblia e a oração foram retiradas das escolas públicas, a religião não foi eliminada. Simplesmente substituíram a visão de mundo cristã por uma ateísta. Como resultado, quase tudo o que uma criança aprende na escola sobre ciência e história nada tem a ver com Deus. Tudo é explicado sem qualquer referência ao nosso Criador. Por outro lado, enquanto estão na escola, espera-se delas que tolerem todas as crenças, pontos de vista e diferentes preferências comportamentais. O slogan de uma faculdade sintetiza bem essa tolerância esperada: "OK você pensar que está certo. Não é OK pensar que alguém está errado." Não é surpresa, então, que mais de 70 por cento dos jovens adultos com menos de 25 anos de idade pensem que todas as crenças são igualmente válidas.

Vamos olhar para a igreja, um lugar onde certamente a verdade da Palavra de Deus deve ser vigorosamente defendida. Infelizmente, contudo, cada vez mais igrejas estão desviando-se da verdade da Escritura. O apóstolo Paulo nos advertiu que isso aconteceria (2 Timóteo 4:3). Falando sobre o decrescente compromisso da igreja com as duras verdades da Palavra de Deus, Charles Spurgeon disse: "Virá outra geração, e outra, e todas essas gerações serão manchadas e feridas se não formos fiéis a Deus e Sua verdade hoje. (...) Como o mundo será salvo se a igreja for falsa com seu Senhor?” Um teólogo comentou com propriedade em resposta: “Nós, que amamos o Senhor e Sua igreja, não podemos ficar observando enquanto a igreja ganha impulso na descida da mundanidade e do compromisso. Homens e mulheres antes de nós pagaram com o seu sangue para nos entregar a fé intacta. Agora, é a nossa vez de guardar a verdade. É uma tarefa que exige coragem, não transigência. E é uma responsabilidade que exige uma devoção inabalável a um propósito muito específico.”

O desenvolvimento de uma fundação cristã, portanto, deve começar em casa com os pais. No entanto, a verdade é que, quando a criança média sai de casa para a faculdade aos 18 anos, ela nunca terá lido toda a Bíblia (que pode ser lida de capa a capa em cerca de 80 horas), e muitos nunca terão aberto uma Bíblia. No entanto, eles terão assistido cerca de 21.000 a 30.000 horas de televisão, que definitivamente terão desempenhado um papel significativo no desenvolvimento de sua visão de mundo.

A Bíblia nos diz que os filhos são uma dádiva de Deus (Salmos 127:3). Mesmo sendo seus guardiões por um tempo relativamente curto, nossa influência parental em suas vidas é significativa, para dizer o mínimo, e é nossa responsabilidade transmitir a eles nossa fé e valores. No Antigo Testamento, Moisés enfatizou ao seu povo a importância de ensinar as crianças sobre o SENHOR e Seus mandamentos, decretos e leis: “... e as ensinareis a vossos filhos, falando delas, sentados em casa e andando pelo caminho, ao vos deitardes e ao vos levantardes; e as escrevereis nos batentes de casa e nas portas” (Deuteronômio 11:19-20). E no Novo Testamento, os pais são ensinados a criar seus filhos na “disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4), pois toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, treinar e corrigir (2 Timóteo 3:16). Os pais precisam incutir em seus filhos uma cosmovisão cristã completa para que eles entendam que o único caminho para Deus é por meio de Jesus Cristo (João 14:6). Isso requer o estudo da Bíblia e muito trabalho. Para que nossos filhos sejam capazes de defender a Palavra de Deus (1 Pedro 3:15), eles precisam conhecê-la bem. A importância de ensinar aos nossos filhos a verdade das Escrituras desde tenra idade é colocada em perspectiva por esta estatística alarmante do Barna Group: apenas cerca de 6% das pessoas que não são cristãs até os 18 anos se tornarão cristãs mais tarde na vida. Esse pensamento assustador deve ressoar profundamente nos corações dos pais que aspiram ver seus filhos alcançarem a vida eterna que Jesus Cristo morreu para nos dar.

Jesus Cristo disse: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática será comparado a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. E a chuva caiu, os rios se encheram, os ventos sopraram e bateram com força contra aquela casa; contudo ela não caiu, porque estava alicerçada na rocha” (Mateus 7:24-25). Fica claro que as forças do nosso mundo cada vez mais secular trarão torrentes de “chuva” e “vento” para a vida de nossos filhos, para desviar seus ouvidos da verdade. Os cristãos não se surpreendem com isso, já que a Bíblia nos diz que isso vai acontecer em maior grau à medida que nos aproximamos do retorno de Cristo. Salomão, o sábio, nos ensinou a treinar nossos filhos no caminho em que deveriam andar e, quando velhos, não se desviariam dele (Provérbios 22:6). Em suma, é imperativo que construamos uma visão cristã nos corações de nossos filhos desde tenra idade.

English



Voltar à página principal em português

Como podemos evitar que nossos jovens percam a fé?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries