settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que pelos seus frutos os conhecereis em Mateus 7:16?

Resposta


A declaração “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:16) faz parte do ensinamento de Jesus sobre reconhecer os verdadeiros seguidores e evitar os falsos profetas. Começando com o versículo 15, lemos este contexto: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:15–20).

O sétimo capítulo do Evangelho de Mateus é uma mina de ouro de ensinamentos desde o popular versículo 1 até a conhecida parábola sobre o homem sábio construindo a sua casa sobre a rocha (versículos 24–27). Nos versículos 21–23, Jesus faz um anúncio assustador para muitos que presumiram pertencer a Ele. Cristo os advertiu de que no Dia do Julgamento diria a eles: “... nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” Pouco antes desse aviso, Jesus havia indiciado aqueles que fingiam segui-lo, mas cujas vidas indicavam outra coisa. Cristo disse a Seus seguidores que o “fruto” de suas vidas provava o que estava dentro de seus corações (cf. Marcos 7:20–23).

Quando Jesus diz: “Pelos seus frutos os conhecereis”, o que significa “frutos”? Jesus deu a ilustração das videiras e das figueiras. Quando vemos videiras, esperamos que contenham uvas na estação. Também esperamos que as figueiras produzam figos. Um agricultor que percebe que uma de suas árvores frutíferas não está dando frutos irá cortá-la. É inútil. Da mesma forma, não chegaríamos a um campo de cardos e esperaríamos colher frutos. Cardos e arbustos espinhosos nunca podem produzir frutos por causa de sua natureza. É impossível. Eles não têm capacidade para produzir nada além de espinhos (Mateus 12:33).

Em nossas vidas, cada palavra e cada ação são fruto de nossos corações. Os pecadores pecam porque é isso que está em seus corações. Ladrões roubam, estupradores atacam e adúlteros trapaceiam porque esses pecados são frutos produzidos por um coração maligno. Corações ruins produzem frutos ruins. Quando Jesus disse: “Pelos seus frutos os conhecereis” a respeito dos falsos mestres, Ele estava nos dando um guia para identificá-los. Os falsos profetas, que são mentirosos, terão ações que correspondem à sua mensagem errônea. Assim como a sua mensagem é antideus, assim serão as suas obras. Eles se desviarão do caminho da retidão.

Quando nos arrependemos de nossos pecados e recebemos Jesus como o Senhor de nossas vidas (João 1:12; Atos 2:38), Ele muda os nossos corações (2 Coríntios 5:17). O fruto produzido agora é bom fruto. Gálatas 5:22 lista alguns dos frutos produzidos por um coração em sintonia com Deus. Nossas atitudes, ações, palavras e perspectivas mudam à medida que caminhamos em comunhão com o Espírito Santo (1 João 1:6–7). Quando os nossos corações mudam, os nossos frutos mudam.

Muitos falsos profetas têm surgido e desaparecido, e muitos deles viveram em flagrante pecado enquanto pregavam a sua mensagem. Os falsos mestres podem exibir o “fruto” da imoralidade sexual, ganância, materialismo, glutonaria e outros pecados enquanto justificam o seu comportamento e se exaltam como algo sagrado. Infelizmente, muitas pessoas ao longo dos anos foram enganadas a seguir tais personagens e se juntar a eles para justificar o pecado. Se ao menos tivessem acatado a advertência de Jesus de que “pelos seus frutos os conhecereis”. Não importa quão bom ou convincente alguém soe, se está dando frutos ruins, a sua mensagem deve ser evitada.

Os mestres piedosos mostrarão bons “frutos”, como fazer discípulos (Mateus 28:19), usar seus dons para beneficiar os outros (Romanos 12:4–8), conduzir pessoas perdidas a Jesus (Tiago 5:20), amar seus irmãos na fé (1 João 3:14), e buscar maneiras humildes de fazer o bem em todos os lugares (Jeremias 29:7). Todas essas coisas são indicações de um bom coração.

Freqüentemente, as pessoas professam fé em Jesus como Salvador, mas é uma mera confissão sem fé real. Alguns grupos religiosos incentivam o batismo, a confirmação ou outros ritos religiosos que deveriam garantir o futuro da pessoa no céu. Entretanto, com o passar do tempo, o fruto produzido em tal vida não se parece em nada com o que está claramente prescrito na Bíblia (1 Pedro 1:16). Alguns frequentam os cultos da igreja, mas passam o resto do tempo vivendo inteiramente para si mesmos. Alguns podem se destacar, mesmo ensinando ou pregando, escrevendo livros ou dominando a mídia, mas o fruto de suas vidas desmente as suas palavras (Mateus 24:24). A ganância, o engano, a imoralidade, o orgulho ou a desonestidade os definem, tornando-os falsos profetas pelos padrões de Jesus (2 Pedro 2:1–3).

Embora nunca possamos conhecer o coração de outra pessoa, podemos fazer avaliações sábias sobre outras pessoas observando o fruto regular de suas vidas. Todos nós tropeçamos de vez em quando e podemos passar por períodos de poucos frutos (1 João 1:8). Mas 1 João 3:4–10 deixa claro que aqueles que conhecem a Deus não continuarão com um estilo de vida de dar maus frutos. Fomos transformados, e o fruto de nossas vidas é evidência dessa transformação. As macieiras não produzem bananas e as plantas de morango não produzem figos. Este fato da natureza também é verdadeiro no reino espiritual. Podemos identificar aqueles cujo coração foi redimido pelos frutos que vemos em suas vidas.

English



Voltar à página principal em português

O que significa que pelos seus frutos os conhecereis em Mateus 7:16?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries