settings icon
share icon
Pergunta

O que é o pecado de omissão?

Resposta


Tiago 4:17 declara: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando." O pecado de omissão é um pecado que é o resultado de não fazer algo que a Palavra de Deus ensina que devemos fazer. É geralmente usado em contraste com a frase correspondente "o pecado de comissão", ou pecados que uma pessoa comete ativamente. Paulo contrasta os dois conceitos em Romanos 7:14-20. Ele critica sua tendência para os dois tipos de pecado. Ele faz o que não quer fazer e sabe que é errado - o pecado da comissão - e não faz o que sabe que deve fazer e realmente quer fazer - o pecado da omissão. Aqui está uma imagem da nova natureza em conflito com a carne em que habita.

No Novo Testamento, o exemplo clássico dado por Jesus é o relato do Bom Samaritano. Depois de um homem ter sido espancado e abandonado precisando de ajuda, os dois primeiros homens passam por ele - um sacerdote e um levita, ambos os quais sabiam como agir – mas deixam de agir. O terceiro homem, um samaritano, parou para mostrar compaixão ao homem necessitado (Lucas 10:30-37). Jesus usou este exemplo para ensinar que devemos da mesma forma ajudar os necessitados. Ao fazer isso, ele comunicou claramente que é pecado deixar de fazer o bem, assim como é pecado buscar o que é mal.

Jesus descreve ainda os pecados de omissão em Mateus 25:31-46. Os cabritos, aqueles que são ignorados por Cristo, são aqueles que viram os outros com fome e sede, mas não forneceram comida e água. São aqueles que viram outras pessoas que precisavam de roupas, que estavam doentes ou presas, mas não fizeram nada para vesti-las ou confortá-las. Todos esses são exemplos de pecados de omissão. Não houve pecado cometido diretamente contra essas pessoas necessitadas - elas não foram intencionalmente deixadas a passar fome ou despojadas de suas roupas. No entanto, o pecado da omissão foi cometido quando aqueles que poderiam ter provido para elas escolheram não fazê-lo.

Finalmente, o apóstolo Paulo fornece um resumo que explica por que devemos fazer o que é certo e evitar os pecados de omissão: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gálatas 6:9). Quando fazemos a vontade de nosso Pai celestial (Mateus 12:50), evitamos os pecados de omissão e vivemos vidas produtivas e frutíferas, agradáveis a Deus (Romanos 12:1-2; João 15:1–11).

English



Voltar à página principal em português

O que é o pecado de omissão?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries