settings icon
share icon
Pergunta

A oração aos santos/Maria é bíblica?

Resposta


Alguns católicos romanos traçam uma linha tênue entre orar a Maria – o que negam fazer – e orar com ela. Eles sustentam que uma oração dirigida a Maria ou aos santos é simplesmente uma forma de pedir às pessoas no céu que orem pelas pessoas na terra e não é diferente de pedir a alguém aqui na terra que ore em seu nome. Outros católicos admitem prontamente que oram a Maria e aos santos.

O Catecismo da Igreja Católica Romana, segunda edição, deixa suficientemente claro que as orações na terra podem realmente ser dirigidas a Maria: “Quando rezamos a [Maria], estamos aderindo com ela ao plano do Pai, que envia seu Filho para salvar todos os homens. Como o discípulo amado, acolhemos a mãe de Jesus nas nossas casas, porque ela se tornou a mãe de todos os viventes. Podemos rezar com ela e a ela” (parte 4, § 1, cap. 2, art. 2, ¶ 2679, grifo nosso).

Existem muitas orações católicas a Maria. Uma famosa é a Memorare, que se dirige diretamente a Maria e incentiva o peticionário a confiar nela:

“Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria,
Que nunca se ouviu dizer
Que algum dos que recorreram à vossa proteção,
Implorado a vossa assistência,
E reclamado o vosso socorro,
Fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança,
A Vós, o Virgem entre todas singular,
Como a Mãe recorro, de Vós me valho...”

Esta oração chama explicitamente Maria de “advogada muito misericordiosa”:

“Salve Rainha, Mãe de Misericórdia,
vida e doçura esperança nossa salve!
A vós bradamos degredados filho de Eva.
A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia pois advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre,
ó clemente, ó piedosa ó doce e sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa mãe de Deus, para que sejamos dignos da promessa de Cristo. Amém”

(de A Book of Prayers, 1982, Comitê Internacional de Inglês na Liturgia, Inc.)

Orar a Maria e aos santos dessa maneira é antibíblico. Mesmo nos casos em que se pede simplesmente a Maria ou a um santo que ore em nome de alguém, a prática não tem base bíblica.

A Bíblia em nenhum lugar instrui os crentes em Cristo a orar a alguém que não seja Deus. A Bíblia em nenhum lugar encoraja, ou mesmo menciona, crentes pedindo orações a indivíduos no céu. Por que, então, muitos católicos rezam a Maria e/ou a santos como Gertrudes, Rita, Silvestre, Vicente, Inês, etc.? Por que fazem petições aos mortos e solicitam suas orações?

Os católicos veem Maria e os santos como “intercessores” diante de Deus. Eles acreditam que um santo, que é glorificado no céu, foi aperfeiçoado no amor (incluindo o amor por nós) e tem mais “acesso direto” a Deus do que os pecadores presos à terra. No pensamento católico, as orações feitas por um santo são mais eficazes do que orar diretamente a Deus. Esse conceito é flagrantemente antibíblico. Hebreus 4:16 nos diz que os crentes aqui na terra têm acesso direto a Deus e podem “aproximar-se do trono da graça com confiança”.

Nenhum santo pode ocupar o lugar de Jesus: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5). Não há mais ninguém que possa mediar com Deus por nós. Visto que Jesus é o único mediador, Maria e os santos não podem ser mediadores. Além disso, a Bíblia nos diz que o próprio Jesus Cristo está intercedendo por nós diante do Pai: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25). Com o próprio Jesus intercedendo por nós, por que precisaríamos que Maria ou os santos intercedessem por nós? A quem Deus ouviria mais prontamente do que Seu Filho unigênito? Romanos 8:26–27 diz que o Espírito Santo também está intercedendo por nós. Com a segunda e a terceira Pessoas da Trindade já intercedendo por nós diante do Pai, por que precisaríamos de Maria ou dos santos intercedendo por nós?

Examinemos a afirmação de que orar a Maria e aos santos não é diferente de pedir a alguém aqui na terra que ore por nós:

1) Pedir a outros crentes (na terra) que orem por nós é certamente bíblico (2 Coríntios 1:11; Efésios 1:16; Filipenses 1:19; 2 Timóteo 1:3). O apóstolo Paulo pede a outros cristãos que orem por ele em Efésios 6:19.

2) A Bíblia em nenhum lugar menciona alguém pedindo a alguém no céu que orasse por ele ou ela. A Bíblia em nenhum lugar descreve alguém no céu orando por alguém na terra.

3) A Bíblia não dá absolutamente nenhuma indicação de que Maria ou os santos possam ouvir as nossas orações. Maria e os santos não são oniscientes. Mesmo glorificados no céu, ainda são seres finitos e com limitações. Como eles poderiam ouvir as orações de milhões de pessoas?

4) Sempre que a Bíblia menciona orar ou falar com os mortos, está num contexto negativo que envolve atividades que a Bíblia condena veementemente (Levítico 20:27; Deuteronômio 18:10–13; 1 Samuel 28:7–19).

Orar a Maria ou aos santos é completamente diferente de pedir a um amigo aqui na terra que ore por nós. Pedir às pessoas na terra que orem por nós tem uma forte base bíblica; pedir aos santos celestiais ou a Maria que orem não tem qualquer base bíblica.

É errado pensar que Deus ouvirá e responderá às orações de São Judas, por exemplo, sobre as nossas. As Escrituras ensinam que a oração oferecida a Deus com fé, de acordo com a vontade de Deus, proveniente de um coração redimido, será ouvida. Por exemplo: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos” (Tiago 5:17–18).

Não há absolutamente nenhuma base bíblica para orar a alguém que não seja somente a Deus. Também não há necessidade. Jesus, nosso Intercessor, cuida disso. Ninguém no céu pode mediar em nosso favor, exceto Jesus Cristo. Somente Deus pode ouvir e responder às orações. O véu do templo rasgou-se em dois (Hebreus 10:19–20); o filho de Deus na terra tem tanto acesso ao trono da graça de Deus, em nome de Jesus, como qualquer pessoa no céu (Hebreus 4:16).

English



Voltar à página principal em português

A oração aos santos/Maria é bíblica?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries