settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a opressão demoníaca?

video
Resposta


Há evidência bíblica forte de que um cristão não pode ser possuído por demônios. Surge então a questão sobre qual influência/poder um demônio pode exercer sobre um cristão. Muitos professores bíblicos descrevem a influência demoníaca sobre um cristão como "opressão demoníaca" para diferenciá-la da possessão.


A Bíblia diz que o diabo procura devorar os crentes (1 Pedro 5:8), e que Satanás e seus demônios preparam "ciladas" contra os cristãos (Efésios 6:11). Assim como Satanás se esforçou com Jesus (Lucas 4:2), as forças demoníacas nos tentam para o pecado e se opõem a nossos esforços para obedecer a Deus. A opressão resulta do cristão permitindo que os demônios sucedam nesses ataques. A opressão demoníaca é o resultado de quando um demônio é temporariamente vitorioso sobre um cristão – tentando-o a pecar e dificultando a sua capacidade de servir a Deus com um forte testemunho. Se um cristão continua a permitir a opressão demoníaca em sua vida, a opressão pode aumentar a tal ponto que o demônio tem uma influência muito forte sobre os seus pensamentos, comportamento e espiritualidade. Os cristãos que permitem o pecado contínuo se abrem para uma opressão cada vez maior. Confissão e arrependimento dos pecados são necessários para restaurar a comunhão com Deus, o qual pode, então, quebrar o poder de influência demoníaca. O apóstolo João nos dá um grande incentivo nesta área: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca" (1 João 5:18 ).

Para o cristão, o poder para a vitória e liberdade da opressão demoníaca está sempre disponível. João declara: "Porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 João 4:4). O poder do Espírito Santo que habita (Romanos 8:9) está sempre disponível para superar a opressão demoníaca. Nenhum demônio, nem mesmo o próprio Satanás, pode impedir o cristão de render-se ao Espírito Santo e, assim, superar toda e qualquer opressão demoníaca. Pedro encoraja os crentes a resistir ao diabo "firmes na fé" (1 Pedro 5:9). Ser firme e perseverante na fé significa confiar no poder do Espírito Santo para resistir com êxito a influência demoníaca. A fé é construída através das disciplinas espirituais de alimentação da Palavra de Deus, da oração persistente e na comunhão divina. Fortalecer a nossa fé por esses meios nos permite colocar o escudo da fé com o qual podemos "apagar todos os dardos inflamados do Maligno" (Efésios 6:16).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a opressão demoníaca?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries