settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de ‘onde estiverem dois ou três reunidos’ em Mateus 18:20?

Resposta


Mateus 18:20 é freqüentemente usado para dar legitimidade a uma pequena reunião de oração ou culto na igreja. O pastor pode dizer algo como “Há apenas alguns de nós aqui esta noite, mas estamos contentes por não precisarmos de uma grande multidão para que Deus nos ouça. Afinal, Jesus promete: ‘onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.'” Isso soa reconfortante até que seja analisado e levado à sua conclusão lógica. E se não houver dois? E se houver apenas uma pessoa orando sozinha? Isso significa que Jesus não está lá? Se a resposta for “não”, voltamos a perguntar: “O que Mateus 18:20 realmente significa?”

Vamos dar uma olhada no contexto de “onde estiverem dois ou três reunidos”. Mateus 18:15–17 diz como lidar com o pecado na igreja; é uma passagem sobre o que é comumente chamado de “disciplina da igreja”: “Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.”

O versículo 18 então garante que, quando esse processo é seguido, Deus está trabalhando nele: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.”

E então, os versículos 19–20 dão uma garantia final: “Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.”

O contexto de “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18:20) tem a ver com a disciplina da igreja e o confronto com o pecador rebelde. No versículo 16, foi invocado o princípio da necessidade de “duas ou três testemunhas” para fazer uma acusação (cf. Deuteronômio 19:15). Parece que a menção de “dois ou três” no versículo 20 ecoa esse princípio; os “dois ou três” estão enfrentando o pecado na igreja.

Jesus cita a Lei do Antigo Testamento que dizia que uma acusação de um único indivíduo é insuficiente para trazer ação em um caso criminal. No entanto, duas ou três testemunhas que concordam são suficientes para estabelecer um assunto. A lei em Deuteronômio regulava um tribunal humano. Jesus aplica isso ao “tribunal celestial”. Quando o irmão ou irmã que erra na igreja é confrontado por “duas ou três testemunhas” e se recusa a se arrepender, essas testemunhas trazem o assunto perante a igreja. Jesus nos garante que, quando isso acontece, não são apenas as testemunhas que estão buscando justiça contra o malfeitor, mas Ele está lá com elas. A disciplina da igreja é sancionada tanto pelo Pai quanto pelo Filho. Isso é importante porque vivemos em uma época em que não está na moda confrontar ou “julgar” o estilo de vida de alguém como pecaminoso. Aqueles que dão um passo à frente para chamar a atenção para o pecado na igreja podem se animar com o fato de que não estão agindo sozinhos; Cristo está com eles no esforço.

O processo de disciplina da igreja exige “dois ou três”, e esta parece ser a melhor aplicação para este versículo. Os dois ou três que se reúnem em nome de Jesus não estão se reunindo em uma reunião de oração ou culto, mas em uma questão de disciplina da igreja. As duas ou três testemunhas confrontaram o pecador com espírito de humildade (veja Gálatas 6:1), e o pecador não se arrependeu. Assim, os dois ou três levam o assunto ao Senhor em oração e então avançam com confiança com o processo descrito nas Escrituras, sabendo que não estão sendo valentões ou intrometidos, pois Deus endossa os seus esforços – Jesus está “com eles”.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de ‘onde estiverem dois ou três reunidos’ em Mateus 18:20?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries