settings icon
share icon
Pergunta

O que são os Novos Céus e a Nova Terra?

Resposta


A nova terra será a morada eterna dos crentes em Jesus Cristo. A nova terra e os novos céus são por vezes referidos como o “estado eterno”. As Escrituras nos dão alguns detalhes dos novos céus e da nova terra.

Os atuais céus e terra estão há muito tempo sujeitos à maldição de Deus por causa do pecado da humanidade. Toda a criação “geme e suporta angústias até agora” (Romanos 8:22) enquanto aguarda o cumprimento do plano de Deus e “a revelação dos filhos de Deus” (versículo 19). O céu e a terra passarão (Marcos 13:31) e serão substituídos pelos novos céus e pela nova terra. Naquele momento, o Senhor, sentado em Seu trono, diz: “Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5). Na nova criação, o pecado será totalmente erradicado e “nunca mais haverá qualquer maldição” (Apocalipse 22:3).

O novo céu e a nova terra também são mencionados em Isaías 65:17, Isaías 66:22 e 2 Pedro 3:13. Pedro nos diz que o novo céu e a nova terra serão “nos quais habita justiça”. Isaías diz que “não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” As coisas serão completamente novas e a velha ordem das coisas, com a tristeza e a tragédia que as acompanham, desaparecerá.

A nova terra estará livre do pecado, do mal, da doença, do sofrimento e da morte. Será semelhante à nossa terra atual, mas sem a maldição do pecado. Será a terra como Deus originalmente planejou que fosse. Será o Éden restaurado.

Uma característica importante da nova terra será a Nova Jerusalém. João a chama de “a cidade santa... que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo” (Apocalipse 21:2). Essa gloriosa cidade, com suas ruas de ouro e portões perolados, está situada numa nova e gloriosa terra. A árvore da vida estará lá (Apocalipse 22:2). Essa cidade representa o estado final da humanidade redimida, para sempre em comunhão com Deus: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.... os seus servos o servirão, contemplarão a sua face” (Apocalipse 21:3; 22:3–4).

Nos novos céus e na nova terra, dizem as Escrituras, há sete coisas notáveis pela sua ausência – sete coisas que “não existem mais”:

• não há mais mar (Apocalipse 21:1)

• não há mais morte (Apocalipse 21:4)

• não há mais luto (Apocalipse 21:4)

• não há mais pranto (Apocalipse 21:4)

• não há mais dor (Apocalipse 21:4)

• não há mais maldição (Apocalipse 22:3)

• não há mais noite (Apocalipse 22:5)

A criação dos novos céus e da nova terra traz a promessa de que Deus “enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 21:4). Esse evento ocorre depois da tribulação, depois da segunda vinda do Senhor, depois do reino milenar, depois da rebelião final, depois do julgamento final de Satanás e depois do Julgamento do Grande Trono Branco. A breve descrição dos novos céus e da nova terra é o último vislumbre da eternidade que a Bíblia oferece.

English



Voltar à página principal em português

O que são os Novos Céus e a Nova Terra?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries