settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que um cristão é uma nova criação (2 Coríntios 5:17)?

Resposta


A nova criação é descrita em 2 Coríntios 5:17: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." A palavra "assim" nos remete aos versículos 14-16, onde Paulo nos diz que todos os crentes morreram com Cristo e não mais vivem por si mesmos. Nossas vidas não são mais mundanas, mas espirituais. Nossa "morte" é a da antiga natureza do pecado que foi pregada na cruz com Cristo. Foi enterrada com Ele, e assim como Ele foi ressuscitado pelo Pai, também somos criados para "andar em novidade de vida" (Romanos 6:4). Paulo se refere a essa nova pessoa como a "nova criação" em 2 Coríntios 5:17.

Para entender a nova criação, primeiro devemos entender que é de fato uma criação, algo criado por Deus. João 1:13 nos diz que esse novo nascimento foi provocado pela vontade de Deus. Nós não herdamos a nova natureza, nem decidimos nos recriar de novo, nem Deus simplesmente limpa a nossa velha natureza. Ele criou algo inteiramente novo e único. A nova criação é completamente nova, criada do nada, assim como o universo inteiro foi criado por Deus ex nihilo, ou seja, do nada. Somente o Criador poderia realizar tal façanha.

Em segundo lugar, "as coisas antigas já passaram". O "antigo" refere-se a tudo que faz parte da nossa natureza antiga – o orgulho natural, amor ao pecado, dependência de obras e nossas antigas opiniões, hábitos e paixões. Mais importante, o que amávamos morreu, especialmente o amor supremo de si mesmo com a sua autojustiça, autopromoção e autojustificação. A nova criatura olha para o exterior em direção a Cristo em vez de interiormente em direção a si mesmo. As coisas antigas morreram, pregadas na cruz com a nossa natureza do pecado.

Juntamente com as coisas antigas se passando, elas "se fizeram novas!" As coisas antigas e mortas são substituídas por coisas novas, cheias de vida e da glória de Deus. A alma recém-nascida se delicia nas coisas de Deus e abomina as coisas do mundo e da carne. Nossos propósitos, sentimentos, desejos e entendimentos são novos e diferentes. Vemos o mundo de forma diferente. A Bíblia parece ser um novo livro, e embora talvez a tenhamos lido antes, há uma beleza nela que nunca vimos antes, e que nos maravilhamos por não ter percebido. Todo o rosto da natureza nos parece transformado, e é como se estivéssemos em um mundo novo. Os céus e a terra estão cheios de novas maravilhas, e todas as coisas parecem louvar a Deus. Há novos sentimentos em relação a todas as pessoas - um novo tipo de amor para com a família e os amigos, uma nova compaixão nunca antes sentida pelos inimigos e um novo amor por toda a humanidade. O pecado ao qual outrora nos apegávamos, agora desejamos dele nos livrar para sempre. Vós "vos despistes do velho homem com os seus feitos" (Colossenses 3:9), e vos revestistes "do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade" (Efésios 4:24).

E quanto ao cristão que continua a pecar? Há uma diferença entre continuar a pecar e continuar a viver no pecado. Ninguém alcança perfeição sem pecado nesta vida, mas o cristão redimido está sendo santificado (tornado santo) dia a dia, pecando menos e odiando cada vez quando falha. Sim, ainda pecamos, mas de forma involuntária e com menos frequência à medida que amadurecemos. O nosso novo eu odeia o pecado que ainda está em nós. A diferença é que a nova criação não é mais um escravo do pecado, como antigamente era. Agora somos libertados do pecado e ele já não mais tem poder sobre nós (Romanos 6:6-7). Agora somos capacitados pela justiça e para ela. Agora temos a opção de "deixar o pecado reinar" ou de nos contar "mortos ao pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus" (Romanos 6:11-12). O melhor de tudo, agora temos o poder de escolher o último.

A nova criação é uma coisa maravilhosa, formada na mente de Deus e criada pelo Seu poder e para a Sua glória.

English



Voltar à página principal em português

O que significa que um cristão é uma nova criação (2 Coríntios 5:17)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries