settings icon
share icon
Pergunta

O que significa não se turbe o vosso coração em João 14:1?

Resposta


Em João 14:1, Jesus diz a seus discípulos: "Não se turbe o vosso coração." Como sempre, o significado de qualquer passagem da Escritura só pode ser conhecido pela compreensão do contexto. Portanto, vamos dar um passo atrás e ver o que nos leva ao mandamento de Jesus de "não se turbar o vosso coração".

Em João 12, Jesus diz à multidão (incluindo os discípulos) que seria crucificado. Em João 13, na privacidade de uma refeição pascal, que mais tarde ficou conhecida como "a Última Ceia", Jesus diz a seus discípulos que um deles o trairá. Cristo então diz a Pedro que Pedro em breve o negaria e recusaria sequer conhecê-lo. Obviamente, esta foi uma triste notícia para os discípulos.

Depois da Última Ceia, antes de ser preso, Jesus diz aos seus discípulos: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus; crede também em mim" (João 14:1). A explicação que Cristo lhes dá sobre o céu e o Espírito Santo é a resposta às informações perturbadoras que tinham acabado de receber.

Quando Jesus disse: "Não se perturbe o vosso coração", Ele estava confortando os discípulos, que definitivamente tinham o coração atribulado. Jesus lhes promete que a Sua morte não será o fim, e que a negação de Pedro também não será o fim para ele. Cristo explica que a Sua morte e subseqüente ascensão ao céu, em vez de deixá-los sozinhos, lhes trará duas bênçãos específicas: permitirá que Ele lhes prepare um lugar e envie o Espírito Santo para confortá-los.

Quando Jesus disse que iria "preparar um lugar" para os discípulos, estava falando da Sua morte (João 14:3). Não devemos pensar que Jesus estava "construindo o céu" nos últimos 2.000 anos e que ainda está "em construção". Em vez disso, as Suas palavras significam que a Sua morte foi uma preparação para recebermos um lugar na casa do Pai. Já está pronta.

Para tranquilizar os discípulos, Jesus também lhes prometeu que, quando deixasse a terra, enviaria o Espírito Santo a eles e a todos os crentes. Nos capítulos 15 e 16 de João, Jesus fala da vitória dos discípulos sobre o mundo pelo poder do Espírito. O livro de Atos nos mostra o cumprimento histórico dessas promessas quando os crentes, capacitados pelo Espírito, levaram o evangelho ao mundo. O Espírito continua a operar em todos os crentes hoje.

A advertência "não se perturbe o vosso coração" foi dirigida especificamente aos discípulos bem antes da iminente morte de Jesus. Os crentes de hoje não estão mais na mesma situação, mas a advertência ainda é válida. Não devemos permitir que os nossos corações sejam perturbados pela ansiedade ou preocupação com o cuidado e plano de Jesus para nós.

Quando temos problemas, podemos achar que se Jesus estivesse aqui conosco, pessoalmente, ao nosso lado para que pudéssemos falar face a face, poderíamos vencer a provação. Somos tentados a pensar que poderíamos confiar mais nEle se fosse visível e encarnado. Quando começamos a ter esses pensamentos, precisamos deixar que nossos corações sejam confortados por dois fatos fundamentais: Jesus fez todo o necessário para que fôssemos acolhidos na casa do Pai, por isso somos filhos do Rei; e o Espírito Santo vive em nós para nos ajudar, se nos submetermos à Sua orientação. Quando confiamos na salvação que Jesus nos deu e nos apoiamos no Espírito Santo para nos ajudar no mundo perigoso que nos rodeia, podemos evitar que o nosso coração seja perturbado.

English



Voltar à página principal em português

O que significa não se turbe o vosso coração em João 14:1?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries