settings icon
share icon
Pergunta

Como podem as fortalezas demoníacas ser superadas?

Resposta


Antes que as fortalezas demoníacas possam ser superadas, devemos entender exatamente o que são. A palavra fortaleza aparece apenas uma vez no Novo Testamento (2 Coríntios 10:4), e a palavra grega assim traduzida significa "uma fortificação como um castelo". Nesta passagem, o apóstolo Paulo está instruindo a igreja em Corinto sobre como lutar contra e anular "sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus" (2 Coríntios 10:5). Eles fazem isso, não usando as armas do mundo, mas pelo "poder divino". Sofismas e altivez são o resultado do orgulho e de imaginações vãs e perversas, as quais são as próprias fortalezas nas quais residem os demônios. Esta, então, é a essência da guerra demoníaca - o poder de Deus para vencer as fortalezas dos demônios.

Em Efésios 6:10-18, Paulo descreve os recursos que Deus disponibiliza a Seus seguidores - a armadura de Deus. Aqui nos é dito que, em uma atitude de humildade e dependência, devemos nos aproveitar dos recursos de Deus. Note que devemos ser fortes "no Senhor" e "na força do Seu poder". Não devemos enfrentar fortalezas demoníacas em nossa própria força. Devemos nos proteger com as cinco primeiras peças de armadura defensiva e empunhar a única arma ofensiva - a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. Fazemos tudo isso "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos"(versículo 18). Nos versículos 12 e 13 de Efésios 6, Paulo escreve: "porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis."

Um hábito que todo crente precisa desenvolver é se focalizar em Efésios 6:10-18 e "vestir-se" espiritualmente todos os dias. Isso muito ajudaria a dar vitória sobre o diabo e seus esquemas. Aqui Paulo afirma que, embora andemos na carne (estamos vivendo e respirando neste corpo humano), não guerreamos de acordo com a carne (não podemos lutar batalhas espirituais com armas carnais). Em vez disso, quando nos concentramos nos recursos e armas de força espiritual, podemos ver Deus nos dar a vitória. Nenhuma fortaleza demoníaca pode resistir aos cristãos que oram usando a armadura completa de Deus, que lutam com a Palavra de Deus e são fortalecidos por Seu Espírito.

English



Voltar à página principal em português

Como podem as fortalezas demoníacas ser superadas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries