settings icon
share icon
Pergunta

Foi Jesus um profeta?

Resposta


Os profetas são apresentados na Bíblia como tendo várias funções. Primeiro, os profetas são porta-vozes de Deus. Quando o povo de Israel pediu um rei ao profeta Samuel, Deus disse a Samuel: "Atenda à voz do povo em tudo o que lhe pedem. Porque não foi a você que rejeitaram, mas a mim, para que eu não reine sobre eles" (1 Samuel 8:7). Samuel foi responsável de transmitir a Palavra de Deus ao povo de Israel, e Deus afirma que Ele era a fonte da autoridade e das palavras de Samuel. Assim, Samuel, o profeta, era um representante de Deus.

Muitas outras passagens no Antigo Testamento têm afirmações como "E a palavra do Senhor veio a", indicando que a fonte da mensagem era Deus e não o profeta (por exemplo, 2 Samuel 7:4; 2 Reis 20:4; Jeremias 1:4; Ezequiel 3:16; e os versículos iniciais de Oseias, Joel, Miqueias, Jonas e Sofonias). Da mesma forma, Jesus ensinou uma mensagem celestial: "O meu ensino não é meu, mas daquele que me enviou" (João 7:16). Ele também afirmou que falou "como o Pai me ensinou" (João 8:28). Na Oração Sacerdotal de Jesus, Ele diz: "tenho transmitido as palavras que me deste" (João 17:8). Assim, Jesus cumpriu claramente o papel de profeta, pois era um porta-voz de Deus.

A segunda função primária de um profeta na Bíblia é o que as pessoas geralmente pensam quando ouvem o termo profecia, e isso é predizer ou prever eventos futuros por meio da revelação divina. Prever, embora não seja a tarefa mais comum dos profetas, é outra forma de seu papel principal. Ao falar em nome de Deus, às vezes a mensagem incluía a previsão do futuro. Jesus previu o futuro quando disse a seus discípulos "que era necessário que ele fosse para Jerusalém, sofresse muitas coisas nas mãos dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, fosse morto e, no terceiro dia, ressuscitasse" (Mateus 16:21). Essa profecia é registrada como cumprida em todos os quatro relatos do Evangelho (Mateus 27—28; Marcos 15-16; Lucas 22–24; e João 18-20). Jesus também previu que, logo após a Sua ascensão, os discípulos receberiam poder na vinda do Espírito Santo (Atos 1:8). Atos 2 registra o cumprimento da profecia: os apóstolos receberam o Espírito Santo e falaram em idiomas que não conheciam para proclamar o evangelho a pelo menos quinze grupos de idiomas diferentes presentes em Jerusalém para o Pentecostes. Assim, Jesus cumpriu claramente o papel de profeta, ao falar de forma preditiva.

Uma terceira função de alguns dos profetas era a cura e os milagres. Moisés realizou muitos milagres, incluindo a separação do Mar Vermelho (Êxodo 14:21–22). Elias fez um milagre quando chamou fogo do céu para queimar um sacrifício (1 Reis 18:36–38). Eliseu realizou um milagre quando fez a cabeça do machado flutuar na água (2 Reis 6:6). Todos os quatro relatos do Evangelho registram Jesus realizando muitos milagres e curas (por exemplo, Mateus 8:14–15; Marcos 1:40–45; Lucas 8:42–48; e João 6:16–21).

O título "profeta" é usado muitas vezes nos Evangelhos quando outras pessoas se referem a Jesus (Mateus 21:11; Lucas 7:16; João 4:19). Jesus também aludiu a Si mesmo como profeta em Marcos 6:4.

Deus havia dito a Moisés que um dia Ele enviaria outro profeta a Israel, "em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar" (Deuteronômio 18:18). Jesus foi o profeta que cumpriu essa profecia (ver Atos 3:22; 7:37). Jesus cumpre todos os requisitos para um profeta em título, palavra e ação. Ele é o profeta supremo, na medida em que é a própria Palavra de Deus (João 1:1).

English



Voltar à página principal em português

Foi Jesus um profeta?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries