settings icon
share icon
Pergunta

Como posso manter o foco em Cristo?

Resposta


Em nosso mundo acelerado e sempre atrás de atenção, é fácil ficar preso na rotina diária, distrair-se e perder de vista o nosso verdadeiro propósito na vida – a adoração e o amor de Deus (veja Mateus 22:37). No entanto, somos instruídos a correr a nossa corrida com os olhos voltados para Cristo: “... corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hebreus 12:1-2). Como podemos resistir ao fascínio do mundo e manter o nosso foco onde pertence, em Cristo?

Focar significa direcionar a atenção ou concentrar-se em algo. Se estivermos focados em Cristo, então Ele tem a nossa atenção; estamos nos concentrando nEle e em Sua palavra; Ele ocupa a vanguarda de nossas mentes. Tal foco é apenas apropriado, porque Jesus “é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (Colossenses 1:18). Por direito, Ele deveria ser o nosso foco.

Colossenses 3:1–4 contém muitas coisas que podem nos ajudar a manter o foco em Cristo: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.” Devemos nos concentrar nas “coisas lá do alto”, lembrando que Cristo está sentado no lugar de glória e poder (versículo 1). A razão da ordem também é dada: porque fomos ressuscitados para uma nova vida com Cristo. Para focar nas coisas acima, devemos conscientemente remover nosso foco das “coisas que são aqui da terra” (versículo 2), e a razão é dada: morremos para nós mesmos, e Cristo é a nossa própria vida (versículo 3). O lembrete de que Jesus voltará novamente nos ajuda a manter o nosso foco nEle e, quando O virmos, conheceremos a glória (versículo 4).

Hebreus 2 lista algumas das coisas que Cristo fez ou está fazendo por nós: Ele compartilhou nossa humanidade (versículo 14), quebra o poder do diabo (versículo 14), liberta-nos (versículo 15), é o nosso “fiel sumo sacerdote” (versículo 17), sofreu por nós (versículo 18) e ajuda aqueles que são tentados neste mundo (versículo 18). Por causa de tudo isso, Hebreus 3:1 diz: “Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus.”

Aqui estão algumas maneiras práticas para um crente renascido permanecer focado em Cristo:

Comprometa-se a ler a Bíblia. É impossível que um crente esteja consistentemente na Palavra sem ter sua atenção voltada repetidamente para Cristo: “... as Escrituras...são elas mesmas que testificam de mim”, Jesus disse (João 5:39; veja também Lucas 24:44 e Hebreus 10:7). Focalizar-se na Palavra de Deus é ter o Filho de Deus como o ponto central.

Desenvolva a sua vida de oração. Se você quiser saber como orar, leia as instruções de Jesus aos Seus discípulos em Lucas 11:1–13. Ao falar com o Senhor ao longo do dia, você naturalmente se concentrará mais nEle. Pequenas coisas, grandes coisas – podemos ir ao Senhor com todos e quaisquer cuidados. A ordem é “orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17), ou seja, estar sempre numa atitude e atmosfera de oração instantânea.

Confie no Senhor como o seu único protetor: “Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço” (Salmo 25:15). Depois de compreendermos os perigos espirituais que enfrentamos diariamente, focaremos mais em Cristo, o nosso único Salvador, o único que tem o poder de libertação.

Reconheça a sua necessidade e o Senhor como a fonte de todas as coisas boas: “Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no Senhor, nosso Deus, até que se compadeça de nós” (Salmos 123:2). O mundo oferece vários meios de obter amor, alegria e paz, mas todos eles estão destinados a decepcionar. O crente entende que o amor, a alegria e a paz (e uma infinidade de outras boas dádivas) são o resultado direto do seu relacionamento com Cristo (veja Gálatas 5:22–23).

Enxergue o mundo como realmente é: um lugar cheio de pecado e de necessidades desesperadas. Quanto mais escuro o mundo é para nós, mais claramente a luz de Cristo se destacará. “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração” (2 Pedro 1:19). Aqueles que permanecem focados em Cristo verão que sua perspectiva sobre as coisas do mundo mudará. Como Helen Lemmel diz em seu hino: "Fita teus olhos em Cristo, tão cheio de graça e amor: e o mundo vil sem valor será posto à luz do glorioso Senhor."

Em O Peregrino, de John Bunyan, Cristão e Fiel passam pela Feira da Vaidade, onde são oferecidos "todo tipo de vaidade". A resposta de Cristão e Fiel é instrutiva para nós: “Terceiro, e algo que não provocou a menor admiração nos mercadores, os peregrinos mal chegavam a reparar nos artigos à venda; nem sequer se dignavam olhar as mercadorias e, se os chamavam para oferecer algum produto, os dois tapavam os ouvidos, bradavam: ‘Desvia os meus olhos para que não vejam a vaidade’ (Salmo 119:37, RA), e olhavam para o alto, sugerindo que seus negócios estavam lá no céu” (página 82). Que possamos, como os peregrinos na Cidade da Vaidade, praticar o olhar para o céu e manter nossos olhos focados em Cristo, Sua glória e Seu amor.

English



Voltar à página principal em português

Como posso manter o foco em Cristo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries