settings icon
share icon
Pergunta

Como posso superar meu medo do fim dos dias?

Resposta


A melhor maneira de superar o medo do fim dos dias é estar espiritualmente preparado para isso. Em primeiro lugar, você deve ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo para ter a vida eterna (João 3:16; Romanos 10:9-10). Somente através dele você pode receber o perdão dos pecados e ter a eternidade com Deus. Se Deus é seu Pai, não há realmente nada com que se preocupar (Lucas 12:32).

Segundo, todo cristão deve viver uma vida digna do chamado que temos em Cristo. Efésios 4:1-3 ensina: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” Conhecer a Cristo e andar em Sua vontade contribuirão muito para diminuir qualquer tipo de medo.

Terceiro, os cristãos são informados sobre o que acontecerá no final, e isso é encorajador. 1 Tessalonicenses 4:13-18 afirma:

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

Em vez de temer o futuro, somos chamados a antecipar o futuro com alegria. Por que? Em Cristo seremos “arrebatados” para encontrá-lo e “estaremos para sempre com o Senhor”.

Além disso, as Escrituras dizem que não precisamos temer o Dia do Juízo: “Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” (1 João 4:17-18).

O apóstolo Pedro revela que, mesmo que o nosso futuro traga sofrimento, não precisamos temer: “Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados” (1 Pedro 3:14). Pedro e muitos outros primeiros crentes suportaram muitas dificuldades e até a morte por causa da sua fé em Cristo. O sofrimento não deve ser temido; é uma bênção quando é levado em nome de Jesus.

Aqueles que não conhecem a Cristo não têm a promessa de paz para o futuro. Para eles, existe uma preocupação real porque ainda não resolveram a questão de onde passarão a eternidade. Aqueles que conhecem a Cristo não temem o fim dos dias. Em vez disso, esforçamo-nos por viver uma vida digna da nossa vocação, viver com confiança, sofrer pacientemente, antecipar o regresso de Jesus e descansar na certeza de que o nosso tempo está nas Suas mãos (Salmos 31:15).

English



Voltar à página principal em português

Como posso superar meu medo do fim dos dias?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries