settings icon
share icon
Pergunta

Há alguma validade para o filme Zeitgeist?

Resposta


O "filme Zeitgeist" é essencialmente uma teoria da conspiração sem fundamento focada em atacar a fé cristã e o governo dos Estados Unidos. No entanto, é interessante que, embora praticamente todas as afirmações apresentadas no filme estejam completamente erradas, o medo final promovido pelo filme está correto e é respaldado pela Escritura (dependendo da visão de cada um sobre a escatologia bíblica).

O propósito deste artigo é abordar a primeira teoria da conspiração (de quatro) apresentada no filme - que Jesus é uma amalgamação mitológica de vários deuses e divindades pagãs inventadas pelos egípcios e outras culturas. Não será gasto tempo abordando as duas principais alegações que seguem no filme - que o governo dos EUA arquitetou e planejou os ataques que ocorreram em 9/11 (com afirmações de que existe um padrão desses ataques domésticos na história) e que existe uma grande conspiração bancária tentando controlar as finanças de todos os cidadãos dos EUA e, finalmente, do mundo. No fim, será feito um comentário sobre a última teoria - que um governo mundial está chegando.

As alegações sobre Jesus no filme Zeitgeist podem ser resumidas da seguinte forma: o Jesus proclamado na Bíblia não é uma pessoa histórica e, na verdade, ele nunca existiu. Em vez disso, Jesus é uma invenção dos autores bíblicos que copiaram meticulosamente atributos de divindades pagãs antigas e criaram um novo deus para ser adorado. Jesus espelha várias divindades pagãs na maneira de Seu nascimento, vida, morte e ressurreição.

Além disso, o filme afirma que a astrologia é a base de grande parte da escrita na Escritura. A conclusão final é que o Cristianismo é um mito — assim como todas as religiões pagãs que vieram antes — e, portanto, é falso. Para abordar essas afirmações, é útil dividi-las em três grupos:

• O tema da astrologia e a Bíblia.

• As supostas semelhanças entre Jesus e heróis mitológicos.

• As provas da veracidade dos relatos do evangelho.

O filme Zeitgeist (do alemão significando “espírito da era” ou literalmente "espírito" [Geist] "do tempo" [Zeit]) afirma que a Bíblia é baseada em astrologia e nas estrelas. Talvez uma das afirmações mais reveladoras em toda a Bíblia sobre a importância que Deus atribui às estrelas seja encontrada em Gênesis 1:16b: “Ele fez também as estrelas.” Esta simples afirmação revela a extensão da importância da criação das estrelas. Alguns comentaristas bíblicos disseram que esta brevidade de descrição é deliberada, pois Deus quer de nenhuma maneira atribuir significado às estrelas. Na verdade, ao invés de dar às estrelas, ao sol e à lua qualquer valor além do que foram criados para ter, existem vários lugares na Escritura que denunciam a sua adoração. Deuteronômio 4:19 diz: "...e para não acontecer que, levantando os olhos ao céu, e vendo o sol, a sua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o SENHOR, vosso Deus, concedeu igualmente a todos os povos debaixo do céu." De fato, Deuteronômio 17:2-5 prescreve uma sentença de morte para qualquer pessoa encontrada adorando a criação ao invés do Criador.

Em Isaías 47:13, Deus pergunta com sarcasmo se os astrólogos podem realmente proteger aqueles que os seguem do verdadeiro Poder do universo: "Tu te cansaste dos muitos conselhos recebidos. Levantem-se agora e te salvem os astrólogos que contemplam os astros e os que predizem nas luas novas o que virá sobre ti." Assim, a afirmação do filme Zeitgeist de que a Bíblia é baseada em astrologia vai contra o que está escrito no próprio Livro.

Além do conceito falho de astrologia e a Bíblia estarem unidas, as declarações específicas feitas no filme sobre essa suposta ligação desconsideram os fatos históricos. Por exemplo, o filme afirma que o número 12 na Bíblia se refere aos 12 signos zodiacais. Assim, os 12 patriarcas, as 12 tribos de Israel e os 12 discípulos de Jesus deveriam corresponder ao número dos signos astrológicos. Isso está fora do âmbito da possibilidade, já que Gênesis foi escrito por volta de 1000 a.C., com os eventos reais ocorrendo muito antes. A história mostra que a divisão das estrelas/constelações nos 12 signos do zodíaco não ocorreu até que os babilônios fizeram as divisões por volta do século V a.C.

A parte mais substancial da primeira seção do filme é dedicada a alegações de Jesus ser apenas uma combinação de divindades pagãs cujos atributos os escritores do evangelho tomaram de empréstimo para criar o seu próprio novo deus. A principal autoridade usada nesta parte do filme, e a primeira grande figura mitológica apresentada como precursora de Jesus, é o deus egípcio Hórus. Se vemos que a pesquisa feita sobre o personagem principal é falha, é de se supor que o mesmo método/material de investigação falho estará presente em todo o resto.

O filme Zeitgeist faz essas afirmações sobre o deus egípcio Hórus:

• Ele nasceu em 25 de dezembro de uma virgem (Ísis Maria)

• Uma estrela no Oriente proclamou sua chegada

• Três reis vieram adorar o "salvador" recém-nascido

• Ele se tornou um proeminente professor aos 12 anos

• Aos 30 anos, ele foi "batizado" e começou um "ministério"

• Hórus teve doze "discípulos"

• Hórus foi traído

• Ele foi crucificado

• Ele foi enterrado por três dias

• Ele ressuscitou depois de três dias

Se fosse verdade, isso certamente seria preocupante para os seguidores de Cristo. No entanto, examinar cada ponto em detalhe é bastante revelador. Primeiro, é verdade que a lenda egípcia retrata Hórus nascendo de Ísis. Mas de onde veio o nome “Maria” que é usado no filme? Nenhuma menção em qualquer literatura egípcia liga o nome Ísis ao nome Maria. Ísis também não era virgem. Nenhum relato do nascimento de Hórus apresenta essa afirmação. Em vez disso, Ísis era viúva de Osíris, outro deus egípcio com quem Ísis concebeu Hórus. Finalmente, Hórus teria nascido durante o mês de Khoiak (outubro/novembro), e não em 25 de dezembro, um fato que não ajuda a alegação deles de unir as histórias de Hórus e Jesus, de qualquer maneira, porque a Bíblia nunca atribui uma data de nascimento a Cristo.

Em seguida, o filme afirma que uma estrela no Oriente anunciou o nascimento de Hórus e que três reis vieram trazer presentes para o “salvador”. No entanto, quando as histórias detalhando o nascimento de Hórus são examinadas, não há estrela nem três reis que vêm visitá-lo. Tentar relacionar isso com o Cristianismo falha de qualquer maneira, já que o relato do nascimento de Cristo em Mateus tem magos (sábios, não reis) vindo a Jesus com o seu número real não sendo declarado. Claramente, o filme está usando as tradições de 25 de dezembro e três reis magos, e não a Bíblia, para ligar Jesus e Hórus. Finalmente, o filme chama Hórus de “salvador”. Não há descrições de Hórus sendo um salvador para alguém ou atuando nessa capacidade.

Este é um ponto importante: o filme faz um uso extremo da liberdade nas rápidas e sutis utilizações de palavras e frases cristãs que de nenhuma maneira descrevem com precisão o verdadeiro deus pagão ou seus atributos. Isso é visto novamente nas afirmações de Hórus sendo “batizado” e iniciando um “ministério”. As únicas narrativas remotamente relacionadas a Hórus e à água são as histórias contadas sobre Osíris (seu pai que às vezes é combinado com Hórus em relatos antigos para formar um só indivíduo) cujo corpo foi cortado em 14 pedaços por seu inimigo, Set, e espalhado pela terra. Ísis teria encontrado cada parte do corpo e depois de fazer Osíris flutuar no Nilo, ele voltou à vida ou se tornou o senhor do submundo, dependendo de qual conta for lida. De qualquer forma, afirmar que Hórus foi "batizado" é simplesmente brincar com a terminologia cristã e é mais uma tentativa óbvia de ligar a mitologia e a Bíblia.

Além disso, Hórus não teve um "ministério." Hórus se tornando um professor aos 12 anos (imitando o relato de Jesus no templo quando jovem) não é encontrado em nenhum relato de Hórus; também não há nenhuma declaração de que ele teve 12 "discípulos". De acordo com as contas de Hórus, Hórus tinha quatro semideuses que eram seguidores e alguns indícios de 16 seguidores humanos e um número desconhecido de ferreiros que entraram em batalha com ele. Não são encontrados relatos de Hórus sendo traído em suas representações e ele certamente não morreu por crucificação. Há um incidente descrito em uma história de Hórus sendo dilacerado, com Ísis pedindo que o deus crocodilo o retirasse da água, mas o filme não menciona isso, pois não se encaixa na sua agenda. Além disso, o filme coloca o relato de Hórus como originário de 3000 a.C., o que antecede a invenção e prática da crucificação, então há mais um problema histórico que deve ser superado.

As alegações de Hórus ter sido enterrado por três dias e ressuscitado também não são encontradas em nenhum texto egípcio antigo. Algumas contas têm Osíris sendo trazido de volta à vida por Ísis e indo para ser o senhor do submundo. Mas não há menção de um sepultamento por três dias e nenhuma menção de que ele fisicamente saiu de um túmulo no mesmo corpo físico com o qual entrou e nunca mais morreu. E certamente não há relato de Hórus morrer para salvar outras pessoas, como Jesus fez.

No final, a tentativa de provar que Hórus foi uma imagem/precursor de Jesus simplesmente falha por falta de qualquer evidência histórica. O filme continua nessa mesma veia com todas as outras divindades pagãs mitológicas que precederam Jesus (Átis, Krishna, etc.). Como mais um exemplo simples, o filme Zeitgeist afirma que Krishna, da religião hindu, também foi crucificado e ressuscitado. No entanto, os ensinamentos hindus claramente afirmam que Krishna foi morto por uma flecha atirada por um caçador que o acertou acidentalmente no calcanhar, e depois que ele morreu, ele ascendeu para estar com Brahman. Nenhuma das divindades pagãs, quando examinadas com precisão, espelha o Filho de Deus registrado nos Evangelhos do Novo Testamento.

É claro que o filme também não menciona os seguintes fatos:

• Os muitos detalhes arqueológicos que confirmam os relatos do Novo Testamento.

• As referências historicamente confirmadas aos detalhes da vida de Cristo.

• A datação precoce dos relatos do Evangelho durante a vida das testemunhas oculares.

• As profundas convicções morais dos autores e o compromisso deles com a verdade.

• As contas dos apóstolos indo para suas mortes pelo que acreditavam.

• A tipologia de José e Jesus (usada pelo filme para supostamente desacreditar a existência real de Cristo) é muito bem conhecida e aceita pelos estudiosos cristãos conservadores como uma prefiguração da primeira vinda de Jesus.

• Toda a bondade produzida pelo Cristianismo (veja Como o Cristianismo Mudou o Mundo, do Dr. Alvin Schmidt), que é ignorada com apenas as cruzadas e outros eventos semelhantes sendo destacados.

É interessante observar que o Cristianismo é a única fé atacada no filme - o Islã, o Hinduísmo e outras não merecem uma menção. Embora a fé dos produtores não seja exposta, há uma nota no final dizendo que "tudo é um", com um clipe do notável evolucionista/materialista Carl Sagan dizendo que a terra é um organismo único e que uma "nova consciência está se desenvolvendo" que mostra que tudo é um. Isso é puro paganismo.

No fim do filme, a religião é chamada de distração planejada por um grupo secreto de pessoas que estão usando-a (junto com a mídia e outros mecanismos) para alienar a população, para que aceitem de braços abertos um governo mundial que está por vir. Esta é a única proposição apresentada pelo filme que é plausível na medida em que é apoiada por declarações proféticas feitas tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Os livros de Daniel, 1 & 2 Tessalonicenses e Apocalipse falam sobre a ambição de um governante mundial que está por vir.

É interessante também que o filme cita Jesus - alguém que eles dizem que nunca existiu - de João 8:32: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará", embora eles o citem erroneamente e digam: "Você deve buscar a verdade e a verdade te libertará." Os produtores do filme Zeitgeist, infelizmente, não fazem isso e, em vez disso, optam por se alinhar com fontes muito questionáveis e francamente fabricadas para denegrir o Cristianismo e rotular isso e todas as religiões como peões usados por uma organização secreta que eles alegam estar atualmente trabalhando para dominar o mundo. Uma coisa é certa, chegar a tal conclusão usando materiais falhos certamente requer muita fé. Muito mais fé, na verdade, do que é necessário para aceitar a verdade e a validade histórica do Cristianismo.

Os cristãos não devem se surpreender que tais alegações infundadas são inventadas nas imaginações dos incrédulos e passadas adiante por outros como fatos; na realidade, é de se esperar que tais invenções existam. Pedro escreve em sua segunda epístola: “Mas entre o povo também houve falsos profetas, assim como entre vós haverá falsos mestres. Às ocultas, introduzirão heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou e trazendo sobre si mesmos repentina destruição" (2 Pedro 2:1).

English



Voltar à página principal em português

Há alguma validade para o filme Zeitgeist?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries