settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o segredo para verdadeiramente experimentar Deus?

Resposta


Embora extremamente popular nos círculos cristãos, o conceito de "experimentar Deus" não é explicitamente encontrado nas Escrituras. Existem inúmeros comandos nas Escrituras sobre como nos relacionar com Deus, mas experimentá-lo não é um deles. Devemos amar a Deus de todo o coração (Deuteronômio 6:5), obedecer a Deus (Deuteronômio 27:10; 1 João 5:2), confiar em Deus (João 14:1), temer a Deus (Eclesiastes 12:13; 1 Pedro 2:17), etc. Entretanto, em nenhum lugar a Bíblia nos diz para "experimentar Deus". A definição do dicionário de experimentar como verbo é "1) Passar por, sentir, sofrer, 2) ser emocional ou esteticamente movido por, ou 3 ) aprender pela experiência".

O que, então, se entende por experimentar Deus, e como conseguimos isso? Se começarmos com as definições do dicionário sobre a experiência, e então juntá-las e aplicá-las ao nosso relacionamento com Deus, encontramos algo como "participar da natureza de Deus, ser movido por Ele e aprender dEle pela familiaridade".

Antes de podermos participar de Deus de qualquer maneira, temos que chegar a um acordo com dois conflitos internos. Primeiro, cada um de nós é um pecador sem esperança em um poço do qual não podemos escapar pelos nossos próprios esforços (Romanos 3:12). Em segundo lugar, nada que fazemos por nossa conta é aceitável para o Deus Todo-Poderoso – nem mesmo dar nosso dinheiro aos pobres, nem o trabalho voluntário, nem frequentar a igreja, nada (Isaías 64:6). A Escritura nos diz que, para resolver esses conflitos, devemos receber Jesus Cristo em nosso coração como nosso Senhor e Salvador e direcionar nossas vidas a Ele. Só então são nossas palavras e atos aceitáveis para Deus (2 Coríntios 12:9-10). Assim, a primeira chave para experimentar Deus é ser um "participante da natureza divina" (2 Pedro 1:4), e isso é feito somente através da fé no sangue derramado de Cristo na cruz pelo nosso pecado.

A segunda parte da nossa definição de experimentar Deus é ser movido por Ele. O movimento de Deus na alma do homem é uma função do Espírito Santo. Desde o início da criação, quando o Espírito de Deus "pairava por sobre as águas" (Gênesis 1:2), ao movimento do Espírito nos corações dos incrédulos, atraindo-os para Cristo, o Espírito está ativamente envolvido em nos mover. Somos movidos por Deus quando Ele nos atrai à fé (João 6:44); O Espírito move-se em nossos corações para nos convencer do pecado e da nossa necessidade do Salvador (João 16: -9); e dentro de cada crente, Ele dirige, guia, conforta e nos influencia, além de produzir em nós o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23). Além disso, o Espírito moveu os autores de todos os 66 livros da Bíblia para registrar exatamente o que Ele inspirou em seus corações e mentes (2 Pedro 1:21), e através das Escrituras, Ele se move dentro de nós para testemunhar aos nossos espíritos que somos os Seus filhos (Romanos 8:16).

A terceira parte de experimentar Deus é o processo de aprendizado que dura toda a vida, tornando-nos tão intimamente familiarizados com Ele que alegremente entregamos-lhe nossas vidas porque O conhecemos e confiamos completamente nEle. Isso envolve a compreensão de que Ele é fiel, bom, santo, justo, imutável, onipotente e soberano em todas as circunstâncias. Uma parte muito alegre de experimentar Deus é o conhecimento íntimo de Seu amor. A Bíblia nos diz que "Deus é amor" (1 João 4:8, ênfase adicionada). À medida que experimentamos o Seu amor, podemos começar a compartilhar nosso amor cristão com os outros, independentemente das circunstâncias, e isso, por sua vez, produzirá mais e mais amor à medida que outros experimentam o Seu amor através de nós.

A chave para experimentar Deus, então, não é esperar por uma "experiência" ou uma elevação emocional. Pelo contrário, é um processo vitalício de pertencer a Ele através de Cristo, sendo movido pelo Espírito Santo, por quem somos santificados, e crescendo no conhecimento dEle.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o segredo para verdadeiramente experimentar Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries