settings icon
share icon
Pergunta

Como se pode dizer que temos vida eterna quando ainda morremos?

Resposta


A Palavra de Deus nos assegura que todos os que creem no Senhor Jesus Cristo terão vida eterna (João 3:16; 6:47; 1 João 5:13). A palavra grega traduzida como “eterna” significa “perpétua, permanente, para sempre”. Talvez a palavra perpétua explique melhor o conceito bíblico de vida eterna; é uma vida que, uma vez iniciada, continua perpetuamente na eternidade. Isso fala da ideia de que a vida humana não é meramente física. Pelo contrário, a verdadeira vida dos seres humanos é espiritual e, enquanto a vida física termina, a espiritual continua por toda a eternidade. Isso é perpétuo. Isso é a vida eterna.

Quando Deus criou Adão e Eva, Ele os colocou no Jardim com a árvore da vida, pretendendo que viveriam alegremente para sempre, tanto fisicamente quanto espiritualmente, mas pecaram e trouxeram morte física e espiritual para si mesmos e para todas as gerações subsequentes (Romanos 5:12-14). Deus então expulsou Adão e Eva do Jardim e colocou querubins para guardar o caminho para a árvore da vida. Ele fez isso porque, em Sua misericórdia, não queria que o homem vivesse para sempre sob o peso do pecado. No entanto, o pecado deve ser punido e o único castigo aceitável a um Deus santo é o castigo eterno (Marcos 9:43–48). Contudo, nosso Deus misericordioso enviou o Seu Filho como sacrifício perfeito para sofrer, de uma vez por todas, a punição devida à humanidade pelo pecado, provendo assim um caminho perfeito para a árvore da vida a todos os que nEle creem (1 João 5:12; Apocalipse 22:14).

Recebemos a vida eterna quando morremos aos nossos próprios esforços e recebemos a Cristo Jesus em nossos corações como nosso Senhor e Salvador, e, quando o fazemos, somos instantaneamente renascidos e vivificados em Cristo. Podemos não sentir qualquer mudança imediata, mas houve de fato um renascimento no coração (João 3:6-7), e agora estamos livres do medo da morte; temos a promessa de Deus de que nunca morreremos espiritualmente, mas viveremos para sempre com nosso Senhor Jesus (1 Tessalonicenses 5:9-10). Mais tarde, quando morrermos fisicamente, nossa alma estará imediatamente com o Senhor, e ainda mais tarde, quando Ele voltar, o Senhor ressuscitará nossos corpos para nos encontrarmos com Ele nos ares. Quanto àqueles cristãos que estiverem vivos em Seu retorno, seus corpos serão mudados “num abrir e fechar de olhos”, e não experimentarão nem mesmo a morte física (1 Coríntios 15:51–52).

Jesus Cristo instruiu o apóstolo João a escrever o último livro da Bíblia, e nele lemos novamente sobre a árvore da vida: “...Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus” (Apocalipse 2:7). A árvore da vida em Apocalipse é possivelmente simbólica de Jesus Cristo. É em Cristo que todos os cristãos confiam, e é no poder de Deus que descansamos, seguros de nossa vida eterna (1 Pedro 1:3–5). O único Deus verdadeiro que criou todas as coisas, inclusive a vida, a morte e o renascimento, manterá a Sua Palavra. Nosso Deus é todo-poderoso e cheio de graça e verdade (João 1:14), e Ele quer que saibamos que nosso estado eterno está assegurado. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25). Você tem vida eterna com Deus?

English



Voltar à página principal em português

Como se pode dizer que temos vida eterna quando ainda morremos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries