settings icon
share icon
Pergunta

O que significa ser espiritualmente morto?

video
Resposta


Ser espiritualmente morto é estar separado de Deus. Quando Adão pecou em Gênesis 3:6, ele inaugurou a morte para toda a humanidade. O mandamento de Deus a Adão e Eva foi de que eles não podiam comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Isso veio com a advertência de que a desobediência poderia resultar em morte: "Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." A frase "certamente morrerás" poderia ser traduzida literalmente "morrendo você morrerá." Isso significa um estado contínuo de morte que começou com a morte espiritual, continua ao longo da vida como uma degradação gradual do corpo e termina com a morte física. A morte espiritual imediata resultou na separação de Adão de Deus. O seu ato de se esconder de Deus (Gênesis 3:8) demonstra essa separação, assim como a sua tentativa de transferir a culpa do pecado para a mulher (Gênesis 3:12).


Infelizmente, esta morte espiritual - e eventual física - não se limitou a Adão e Eva. Como representante da raça humana, Adão levou toda a humanidade em seu pecado. Paulo deixa isso claro em Romanos 5:12, dizendo-nos que o pecado e a morte entraram no mundo e se espalharam para todos os homens através do pecado de Adão. Além disso, Romanos 6:23 diz que o salário do pecado é a morte; os pecadores devem morrer porque o pecado nos separa de Deus. Qualquer separação da Fonte da Vida é, naturalmente, morte para nós.

Entretanto, não é só o pecado herdado que causa a morte espiritual - o nosso próprio pecado contribui. Efésios 2 ensina que, antes da salvação, estamos "mortos" em nossos delitos e pecados (versículo 1). Isso deve se referir à morte espiritual porque ainda estamos "vivos" fisicamente antes de salvação. Enquanto estávamos em uma condição espiritualmente "morta", Deus nos salvou (versículo 5, ver também Romanos 5:8). Colossenses 2:13 reitera essa verdade: "E a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos... vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos."

Já que estamos mortos no pecado, somos completamente incapazes de confiar em Deus ou na Sua Palavra. Jesus repetidamente afirma que somos impotentes sem Ele (João 15:5) e que não podemos vir a Ele sem a habilitação de Deus (João 6:44). Paulo ensina em Romanos 8 que nossas mentes naturais não podem se submeter a Deus, nem agradar a Deus (versos 7-8). Em nosso estado caído, somos incapazes de compreender até mesmo as coisas de Deus (1 Coríntios 2:14).

O ato de Deus pelo qual Ele nos restaura da morte espiritual é chamado de regeneração. A regeneração é realizada somente pelo Espírito Santo, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Quando somos regenerados, somos vivificados juntamente com Cristo (Efésios 2:5) e renovados pelo Espírito Santo (Tito 3:5). É como nascer uma segunda vez, assim como Jesus ensinou Nicodemos em João 3:3, 7. Tendo sido vivificados por Deus, nunca verdadeiramente morreremos - temos a vida eterna. Jesus disse muitas vezes que crer nEle é ter a vida eterna (João 3:16, 36; 17:3).

O pecado leva à morte. A única maneira de escapar essa morte é ir a Jesus através da fé ao sermos atraídos pelo Espírito Santo. A fé em Cristo leva à vida espiritual e, finalmente, à vida eterna.

English



Voltar à página principal em português

O que significa ser espiritualmente morto?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries