settings icon
share icon
Pergunta

O que é a espiritualidade contemplativa?

Resposta


A espiritualidade contemplativa é uma prática bastante perigosa para qualquer pessoa que se preocupe em viver uma vida que se focaliza em Deus e na Bíblia. É comumente associada com o Movimento da Igreja Emergente, o qual é cheio de ensinamentos falsos e abomináveis. Também é usada por muitos grupos que têm pouco a ver com o Cristianismo.

Em prática, a espiritualidade contemplativa é primariamente centralizada em meditação, mas não em meditação de uma perspectiva bíblica. Na verdade, passagens bíblicas tais como Josué 1:8 nos exortam a meditar: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Note qual deve ser o foco de meditação: a Palavra de Deus. A meditação praticada pela espiritualidade contemplativa não se focaliza em nada, literalmente. Um praticante é exortado a completamente esvaziar sua mente e apenas “ser”. Isso deve supostamente ajudar o praticante a se abrir a uma grande experiência espiritual. No entanto, somos exortados nas Escrituras a transformar nossas mentes como a de Cristo, a ter Sua mente. Esvaziar nossas mentes é contra essa transformação ativa e consciente.

A espiritualidade contemplativa também encoraja a busca de uma experiência mística com Deus. Como definido pelo dicionário Merriam-Webster, o misticismo é “a crença de que o conhecimento direto de Deus, a verdade espiritual e a realidade fundamental possam ser alcançados através de experiência subjetiva (como intuição ou discernimento).” Essa ênfase no conhecimento de acordo com a experiência destrói a autoridade das Escrituras. Só podemos conhecer a Deus de acordo com a Sua Palavra. 2 Timóteo 3:16-17 afirma: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. A Palavra de Deus é completa. Não há nenhum motivo para acreditarmos que Deus adicione quaisquer instruções ou verdades à Sua Palavra através de experiências místicas. Ao contrário, a nossa fé e o que sabemos sobre Deus são baseados em fato.

O website para o Centro de Espiritualidade Contemplativa resume muito bem: “Fomos formados por uma variedade de perspectivas seculares e religiosas e cada um de nós procuramos enriquecer nossa jornada através da prática espiritual das grandes tradições espirituais de todo o mundo. Desejamos nos aproximar do Espírito amoroso que penetra toda a criação e que inspira nossa compaixão a todos os seres.” Não há nada bíblico sobre tal prática. Qualquer pessoa que esteja considerando a espiritualidade contemplativa deve ter muito cuidado, pois ao invés de alcançar uma espiritualidade superior, essa pessoa vai ficar confusa, enganada e afastada da Verdade.

English



Voltar à página principal em português

O que é a espiritualidade contemplativa?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries