settings icon
share icon
Pergunta

Por que Deus enviou um espírito maligno para atormentar o rei Saul?

Resposta


1 Samuel 16:14 diz: “Tendo-se retirado de Saul o Espírito do Senhor, da parte deste um espírito maligno o atormentava.” Isto também é mencionado em 1 Samuel 16:15–16, 23; 18:10; e 19:9. Por que Deus permitiu que um espírito maligno atormentasse Saul? De que forma o espírito maligno era “do” Senhor?

Primeiro, o espírito maligno era “do” Senhor, no sentido de que Deus permitiu que perturbasse Saul. Em última análise, todas as coisas criadas estão sob o controle de Deus. É provável que este espírito maligno tenha feito parte do julgamento de Deus sobre Saul pela sua desobediência. Saul desobedeceu diretamente a Deus em duas ocasiões (1 Samuel 13:1–14; 15:1–35). Portanto, Deus removeu o Seu Espírito de Saul e permitiu que um espírito maligno o atormentasse. É provável que Satanás e os demônios sempre quisessem atacar Saul; Deus agora estava simplesmente dando-lhes permissão para fazer isso.

Segundo, o espírito maligno foi usado para introduzir Davi à vida de Saul. Este relato é registrado imediatamente após a unção de Davi como futuro rei de Israel. O leitor pode estar se perguntando como um pastor se tornaria rei. Primeiro Samuel 16 revela o primeiro passo nesta jornada. Quando os servos do rei viram o tormento que Saul estava sofrendo, eles sugeriram: “Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta. Manda, pois, senhor nosso, que teus servos, que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno, da parte do Senhor, vier sobre ti, então, ele a dedilhará, e te acharás melhor” (1 Samuel 16:15–16).

Um dos servos do rei encaminhou Davi ao rei, descrevendo o jovem como um grande tocador de harpa, entre outras coisas (versículo 18). Saul chamou Davi para vir e descobriu que ele era um grande conforto: “Assim, Davi foi a Saul e esteve perante ele; este o amou muito e o fez seu escudeiro. Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois me caiu em graça. E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele” (1 Samuel 16:21–23).

É importante notar que esse espírito maligno que perturbava Saulo era apenas temporário. O versículo final observa que o espírito maligno veio em diversas ocasiões para incomodar Saul, mas também se afastava dele.

Uma questão relacionada é: Deus envia espíritos malignos para atormentar as pessoas hoje? Existem exemplos de indivíduos no Novo Testamento que foram entregues a Satanás ou a demônios para punição. Deus permitiu que Ananias e Safira fossem cheios do espírito de Satanás como advertência e exemplo para a igreja primitiva (Atos 5:1–11). Um homem na igreja de Corinto estava cometendo incesto e adultério, e Deus ordenou aos líderes que “entregassem-no a Satanás” para destruir a sua natureza pecaminosa e salvar a sua alma (1 Coríntios 5:1-5). Deus permitiu que um mensageiro de Satanás atormentasse o apóstolo Paulo, a fim de ensiná-lo a confiar na graça e no poder de Deus e a não se tornar orgulhoso por causa da tremenda abundância de verdades espirituais que lhe foi dada (2 Coríntios 12:7).

O Novo Testamento revela como Deus pode usar a presença de espíritos malignos para revelar o Seu poder. Jesus mostrou o Seu poder sobre os demônios em diversas ocasiões; cada vez que Jesus expulsava um demônio, era uma afirmação da autoridade do Senhor. O relato de Jesus expulsando os demônios que entraram em uma manada de porcos indica que talvez cerca de 2.000 espíritos malignos estivessem presentes, mas todos temiam o poder de Cristo (Marcos 5:1-13).

Se Deus permite que espíritos malignos atormentem as pessoas hoje, Ele o faz com o objetivo do nosso bem e da Sua glória (Romanos 8:28). E, tal como no caso de Jó, Satanás e os seus asseclas só podem fazer o que Deus lhes permite fazer (Jó 1:12; 2:6). Eles nunca agem independentemente da vontade e do propósito soberano e perfeito de Deus. Se os crentes suspeitam que estão sendo atormentados por forças demoníacas, a primeira resposta é arrepender-se de qualquer pecado conhecido. Então devemos pedir sabedoria para compreender o que devemos aprender com a situação. Então devemos nos submeter a tudo o que Deus permitiu em nossas vidas, confiando que isso resultará na edificação da nossa fé e na glória de Deus.

Os espíritos malignos não se comparam ao poder de Deus. Como ordena Efésios 6:10–12: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

English



Voltar à página principal em português

Por que Deus enviou um espírito maligno para atormentar o rei Saul?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries