settings icon
share icon
Pergunta

O que significa buscar a face de Deus?

Resposta


Muitas vezes nas Escrituras, o povo de Deus é incentivado a buscar o rosto de Deus. Um versículo familiar declara: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (2 Crônicas 7:14). Se não podemos ver o rosto de Deus, como podemos buscar o Seu rosto?

A palavra hebraica para "face" no Antigo Testamento é frequentemente traduzida como "presença". Quando buscamos a face de Deus, estamos buscando a Sua presença. O chamado para buscar o rosto de Deus foi emitido ao Seu povo porque eles O haviam abandonado e precisavam retornar a Ele.

O rosto de uma pessoa revela muito sobre o seu caráter e personalidade. Vemos as emoções internas de uma pessoa expressadas externamente no rosto. Reconhecemos uma pessoa quando olhamos para o seu rosto. Em certo sentido, o rosto de alguém representa a pessoa inteira. Para os escritores da Bíblia, o rosto humano poderia representar a pessoa inteira.

No Salmo 105:4, os fiéis de Deus foram chamados a buscar "continuamente a sua presença." Mesmo que não tenhamos abandonado Deus, há momentos em que deixamos de buscá-lo. O rosto de Deus, o Seu caráter santo, é muitas vezes obscurecido por nossa condição humana e desejos carnais. É por isso que o Senhor nos exorta a buscar o Seu rosto continuamente. O Senhor deseja ser o nosso companheiro constante em todas as experiências da vida. Ele quer que O conheçamos completamente. Se nos aproximarmos de Deus, Ele Se aproximará de nós: "Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração" (Tiago 4:8).

Quando nos aproximamos de Deus em oração, estamos buscando o Seu rosto: "Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem faz juramentos com a intenção de enganar. Este receberá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó" (Salmo 24:3–6).

A verdadeira natureza da adoração é buscar o rosto de Deus. A caminhada cristã é uma vida dedicada a buscar a presença e o favor de Deus. O Senhor quer que humildemente e confiavelmente busquemos o Seu rosto em nossas orações e em nossos tempos em Sua Palavra. É necessário ter intimidade a fim de olhar atentamente para o rosto de alguém. Buscar a face de Deus é equivalente a desenvolver um relacionamento íntimo com Ele: "Ó Deus, tu és o meu Deus; eu te busco ansiosamente. A minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta e sem água. Assim, quero ver-te no santuário, para contemplar a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam" (Salmo 63:1–3).

Ter o rosto de Deus resplandecendo sobre nós é uma expressão da Sua bênção, amor e favor: "o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês" (Números 6:25; veja também Salmo 80:3, 7, 19). Quando nos aproximamos de Deus, somos abençoados com o Seu brilhante favor. Não O buscamos apenas para dar-lhe uma lista de desejos e necessidades porque sabemos que Deus já está ciente do que precisamos (Mateus 6:7–8, 32–33). Confiamos que Ele cuidará de nós.

Buscar o rosto de Deus significa desejar conhecer o Seu caráter e desejá-lo – a Sua presença — mais do que qualquer outra coisa que Ele possa nos dar.

English



Voltar à página principal em português

O que significa buscar a face de Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries