settings icon
share icon
Pergunta

O que é Wicca? É Wicca uma forma de bruxaria?

Resposta


Wicca é uma religião neo-pagã que tem crescido em popularidade e aceitação nos Estados Unidos e na Europa. Existem muitos sites e livros que alegam ensinar a "verdadeira" Wicca, mas a verdade é que não há consenso entre os wiccanos quanto a de que a religião realmente se trata. A razão disto é que a Wicca, tal como praticada agora, tem apenas cerca de 50 anos de idade. Wicca é um sistema de crença que Briton Gerald Gardner agregou nos anos 1940 e 1950 de uma variedade de tradições e crenças religiosas, inclusive de rituais maçônicos. Já que Gardner publicou vários livros defendendo o seu sistema de adoração, muitas ramificações e variações da Wicca surgiram. Alguns wiccanos são politeístas, adorando mais de uma divindade, enquanto outros adoram apenas o "Deus" ou a "Deusa". Ainda outros wiccanos adoram a natureza e a chamam de Gaia, em homenagem à deusa grega da terra. Alguns wiccanos escolhem adotar partes da doutrina cristã, enquanto outros rejeitam totalmente o Cristianismo. A maioria dos praticantes de Wicca acredita em reencarnação.

A maioria dos wiccanos negam veementemente que Satanás faça parte do seu panteão, citando grandes diferenças doutrinárias entre si e os satanistas. Os wiccanos geralmente promovem a relatividade moral, desprezando rótulos como "bem" e "mal" e "certo" ou "errado". Wicca tem uma lei ou regra, chamada de Rede Wiccana (ou Conselho Wiccano): "Faça o que quiser, não machuque ninguém." À primeira vista, a Rede parece ser uma licença pessoal completa e desinibida. Você pode fazer o que quiser, desde que ninguém se machuque; no entanto, os wiccanos são rápidos em apontar que o efeito cascata de suas ações podem ter consequências de longo alcance. Eles articulam esse princípio na Lei Tríplice, que diz: "Tudo de bom que uma pessoa faz para outra volta três vezes nesta vida; o dano também é devolvido três vezes."

Um fator importante que contribui para o fascínio permanente com a Wicca é o uso de feitiços e mágickas (um erro de ortografia deliberado com a intenção de separar os wiccanos de mágicos e ilusionistas). Curiosos, bem como neófitos espirituais, são os mais ansiosos para se aprofundarem nesses mistérios. Nem todos os wiccanos praticam a feitiçaria, mas aqueles que o fazem afirmam que mágicka é para eles o que a oração é para um cristão. A diferença entre os dois é que os wiccanos afirmam que a mágicka é simplesmente usar as suas mentes para controlar a matéria ou apelar à sua divindade favorita para fazer-lhes um favor, enquanto que os cristãos invocam um Deus onipresente e onipotente para curar as pessoas, assim como intervir e trabalhar em suas vidas. Porque a Rede wiccana desautoriza as bruxas de ferirem outras pessoas e porque a Lei Tríplice explicita as consequências na vida daqueles que quebram essa regra, as bruxas que praticam mágicka preferem chamar-se de "bruxas da natureza" ou "bruxas brancas" para distanciarem-se ainda mais dos satanistas.

A Wicca é basicamente uma religião que se trata de cada um cuidando de sua própria vida e vivendo em paz com o seu próximo e o ambiente. Os wiccanos são ansiosos para traçar paralelos entre si e o Cristianismo bíblico com o fim de ganhar credibilidade, mas o que a Bíblia tem a dizer sobre essa religião? Você não vai encontrar a palavra "wicca" na Bíblia, então vamos avaliar as crenças à luz do que Deus diz sobre elas.

Os feitiços da Wicca são idolatria -Romanos 1:25 diz: "pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador..." Em Isaías 40, Deus pinta um retrato de quanto maior que a Sua criação o Criador é. Ao adorar qualquer coisa além do Criador, você é culpado de idolatria.

Os feitiços da Wicca trazem falsas esperanças. Hebreus 9:27 diz: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,..." Deus diz que só temos uma chance na vida. Não há uma segunda chance em uma outra vida. Se não aceitarmos o dom de Deus através de Jesus enquanto vivos, Ele julga-nos com base na nossa recusa de estar em Sua presença, e somos enviados para o inferno.

Os feitiços da Wicca trazem desilusão. Marcos 7:8 diz: "Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens." Deus é Deus e nós não somos. Temos que tomar uma decisão. Vamos confiar em Deus e adotar a Sua cosmovisão, ou não? Conhecer a Deus leva muita disciplina. A Wicca é uma religião de mentiras destinadas a pessoas bem-intencionadas, mas fáceis de serem enganadas.

Deuteronômio 18:10-12 diz: "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR..." A bruxaria Wicca é um pecado, e Deus a odeia. Por quê? Por se tratar de uma tentativa de se livrar da nossa dependência em Deus e tentar obter respostas longe dEle.

O pecado não é apenas uma ação socialmente desagradável. Na verdade, é a nossa decisão de não concordar com Deus sobre qualquer assunto – rebelar-se contra Ele. O pecado está dizendo: "Deus, quero viver a minha vida do meu jeito." Romanos 3:23 diz: "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus." Diz Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte ... " Essa passagem não se refere à morte corporal, mas espiritual: a separação eterna de Deus e de todas as bênçãos que a Sua presença traz. Esta é a definição do inferno: a ausência da presença de Deus. Isso é o que o nosso pecado ganha para nós.

Felizmente, Romanos 6:23 não termina aí. Ele continua: "... mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Deus sabia que todos nós iríamos nos rebelar de uma forma ou de outra, por isso providenciou um caminho para evitarmos essa separação – através da fé em Jesus Cristo. A bruxaria Wicca é nada mais do que uma outra mentira de Satanás, o inimigo de nossas almas, que "anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:8).

English



Voltar à página principal em português

O que é Wicca? É Wicca uma forma de bruxaria?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries