settings icon
share icon
Pergunta

Os ateus são mais inteligentes que os crentes?

Resposta


O que está implícito nesta pergunta é que muitos ateus alegam publicamente que são a intelligentsia da sociedade—e que são inteligentes demais para qualquer tipo de crença em religião. É verdade que muitos ateus são altamente inteligentes, e muitos têm alto nível de educação (inteligência e nível educacional não sendo sinônimos). Mas os ateus estão corretos ao afirmar que são mais espertos do que aqueles que acreditam em Deus?

O ateu Richard Dawkins é mais inteligente que muitos crentes em certas áreas, especialmente a biologia. Ele também alcançou um nível de educação mais alto que muitos. Isso significa que ele é mais qualificado para saber se Deus realmente existe? Claro que não. O problema que os ateus têm não é o nível de inteligência; é a luta com o pecado. Eles trocaram o conhecimento de Deus pelo conhecimento deste mundo.

O livro de Provérbios é um livro inteiro sobre como ser sábio. Salomão começa a seção de abertura deste livro identificando o primeiro passo para ser uma pessoa sábia: "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento" (Provérbios 1:7). Salomão afirma claramente que, para uma pessoa realmente adquirir conhecimento, ela deve primeiro reconhecer sua necessidade e ter reverência pelo único Deus verdadeiro. Se uma pessoa quer adquirir sabedoria, ela deve primeiro estar em um relacionamento correto com Deus. O ateu começa no lugar errado e segue na direção errada.

Salomão conclui Provérbios 1:7 desta maneira: "Os insensatos, porém, desprezam a sabedoria e a instrução". Portanto, uma pessoa sábia teme a Deus (ela respeita quem Deus é e se submete voluntariamente à Sua autoridade). No entanto, um insensato despreza a sabedoria. Uma pessoa insensata não reconhece a autoridade de Deus sobre sua vida; portanto, ela se fecha para realmente ganhar sabedoria.

Um ateu pode ser altamente inteligente e muito ignorante ao mesmo tempo. Ele pode ter vários diplomas acadêmicos e ainda ser, pela definição da Bíblia, um insensato. Educação não é medida de inteligência, e inteligência não é medida de condição espiritual. Um homem do intelecto mais humilde que, no entanto, acredita nas promessas de Deus é sábio no que mais importa. “Teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo” (Salmo 119:98). Há uma grande diferença entre ser inteligente o suficiente para ter sucesso acadêmico e ser "sábio para a salvação" (2 Timóteo 3:15). "Porque o absurdo de Deus é mais lógico que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens" (1 Coríntios 1:25).

A inteligência deste mundo é temporária e só pode ir até certo ponto. Mas a sabedoria que vem de Deus é eterna e está acima da inteligência do mundo (veja Tiago 3:13-18). O ateu, que não tem o Espírito de Deus, não pode discernir a verdade espiritual e pode naturalmente considerar aqueles que vivem pela fé como tolos, irracionais ou menos inteligentes: “O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois lhe são absurdas; e não pode entendê-las, pois se compreendem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14).

O problema não é que o ateu não vê evidências suficientes para Deus. O problema é que o pecado obscureceu tanto seu coração e mente que ele se recusa a aceitar a evidência de Deus bem diante dele. A Bíblia ensina que o pecado não é apenas ações que vão contra a vontade de Deus, mas é a condição natural de todas as pessoas devido à maldição de Adão (Gênesis 3). Nós viemos a este mundo como pecadores. Um dos efeitos do pecado é a cegueira espiritual.

Os ateus podem ser inteligentes pelos padrões mundanos, e podem proclamar sua inteligência longe e largo, mas são realmente tolos porque perdem o fato mais importante da vida: eles foram criados por um Deus soberano que reivindica suas vidas. Paulo diz que o problema com a humanidade pecadora não é que Deus não se revelou claramente o suficiente, mas sim que os homens suprimem a verdade: “... porque, mesmo tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; pelo contrário, tornaram-se fúteis nas suas especulações, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos” (Romanos 1:21-22).

Ateus que afirmam ser mais inteligentes do que os crentes em Cristo estão realmente dizendo que não querem acreditar em Deus. Pessoas pecadoras amam o seu pecado. “E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram as trevas em lugar da luz, pois suas obras eram más” (João 3:19).

O cristianismo é uma fé razoável, baseada em fatos históricos e uma infinidade de evidências. Os cristãos não temem que sua fé seja analisada, criticada e examinada por verdadeiros buscadores da verdade; na verdade, eles dão as boas-vindas a tal investigação. Ateus podem fazer a arrogante afirmação de que só eles possuem inteligência, mas existem muitos apologistas cristãos, com credenciais concorrentes

às de qualquer ateu, que estão dispostos a contra-argumentar as afirmações do ateísmo e participar de um debate construtivo sobre as reivindicações da verdade da Bíblia.

English



Voltar à página principal em português

Os ateus são mais inteligentes que os crentes?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries