settings icon
share icon
Pergunta

Se Deus odeia o aborto, por que Ele permite abortos espontâneos?

Resposta


Os abortos espontâneos são às vezes permitidos por Deus para Seus próprios propósitos. Há uma importante distinção a ser feita entre um aborto espontâneo natural e o término deliberado de uma vida humana no aborto. Embora a perda da gravidez seja conhecida no mundo médico como um "aborto espontâneo", isso nada tem a ver com o aborto induzido ou o aborto sob demanda. Um é não planejado (da perspectiva humana); o outro é proposital. Um é baseado na autoridade de Deus sobre a vida e a morte; o outro é uma usurpação humana da autoridade divina.

Uma forma comum de aborto espontâneo é uma gravidez ectópica. Uma gravidez ectópica ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta em qualquer lugar que não seja o útero. Essas gestações não podem progredir normalmente. Embora o óvulo seja fertilizado e o embrião tenha crescido até certo ponto, ele nunca pode se desenvolver totalmente, exceto em circunstâncias raras. O óvulo fertilizado geralmente se implanta em uma trompa de falópio, em um ovário ou no colo do útero. Nenhum desses locais é projetado para sustentar uma vida em crescimento, e a gravidez terminará em aborto espontâneo ou, em alguns casos, por intervenção cirúrgica para proteger a saúde da mãe.

A remoção de uma gravidez ectópica, mesmo por intervenção médica, não é a mesma coisa que o aborto. Um aborto induzido termina a vida de um bebê em crescimento que, de outro modo, se desenvolveria até um estágio em que poderia sobreviver fora do útero. Se deixado sozinho, um pré-nascido no útero continua a crescer e se desenvolver. O aborto traz essa vida a um término precoce. Em uma gravidez ectópica, em contraste, o óvulo fertilizado provavelmente nunca se desenvolverá até um estágio em que o bebê possa sobreviver fora da mãe. O embrião geralmente morre por conta própria. Os restos são expelidos naturalmente ou removidos por um médico. Em alguns casos, o crescimento de uma gravidez ectópica causa sangramento severo, dor ou condições que ameaçam a vida e exigem a remoção cirúrgica do embrião.

Neste mundo quebrado, dominado pelo pecado, Deus permitiu muitas coisas de que Ele não gosta. Abortos espontâneos, gravidezes ectópicas e defeitos de nascença estão entre elas. Guerras, desastres naturais, doenças, morte, crime e todas as outras manifestações do pecado são permitidas permanecer por um tempo. Todos eles fazem parte da maldição do pecado neste mundo caído. Embora Deus controle tudo, Ele ainda permite o que odeia para realizar o que deseja (veja Isaías 46:9–11).

Jesus nos deu uma visão da mente de Deus quando respondeu a uma pergunta sobre um homem nascido cego. Perguntado sobre que pecado causou o nascimento do homem sem a visão, Jesus respondeu: "Nem ele pecou nem seus pais; mas isso aconteceu para que nele se manifestem as obras de Deus" (João 9:3). Naquela ocasião, "a obra de Deus" resultou em uma cura milagrosa pela qual muitos creram em Cristo. Deus permite outras situações difíceis para trazer um bem maior (Provérbios 19:21). Como Deus é o criador de toda a vida, Ele sozinho pode tirar essa vida em desenvolvimento sem ser um assassino. Quando os seres humanos interrompem a obra criativa de Deus através do aborto, usurpamos um poder que pertence apenas ao Criador (Salmos 139:13–16).

Somente Deus pode trazer um bem eterno de situações que não são boas (Romanos 8:28). Nós não temos o poder de fazer isso. Não fomos nós que começamos o pequeno coração a bater, criamos o sangue que está fluindo pelas veias do feto ou preordenamos os dias de uma vida de criança como Deus fez. Portanto, quando os seres humanos induzem um aborto, estamos destruindo a obra criativa de Deus sem a sua permissão. No entanto, quando Deus escolhe, através do aborto espontâneo, tirar a vida de uma criança cedo, Ele tem o direito de fazê-lo. É o filho dEle, a obra dEle, a obra-prima dEle (Efésios 2:10; Marcos 10:14).

English



Voltar à página principal em português

Se Deus odeia o aborto, por que Ele permite abortos espontâneos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries