settings icon
share icon
Pergunta

O que é o Taoismo/Daoismo?

Resposta


O Taoismo (ou Daoismo) é uma religião cujos adeptos são encontrados principalmente em países do Extremo Oriente, como a China, Malásia, Coreia, Japão, Vietnã e Cingapura. As estimativas atuais são de que centenas de milhões de pessoas praticam alguma forma de Taoismo, com 20 a 30 milhões delas no continente chinês. Isso é bastante notável já que a China continental é uma nação comunista e proíbe muitas formas de religião. As origens do Taoismo podem ser rastreadas até o 3 º ou 4 º século aC. Como muitas religiões, o Taoismo tem o seu próprio conjunto de escrituras, a principal delas simplesmente conhecida como o "Tao". Outros textos estão incluídos, e todo o espectro do cânone taoista é conhecido como o Daozang. A palavra "Tao" vem do símbolo de mesmo nome no alfabeto chinês. A palavra significa "caminho" ou “trajeto”.

O Taoismo nunca foi uma religião unificada, e alguns estudiosos colocam-no em três categorias: filosófica, religionista e religião popular chinesa. Seu amplo conjunto de crenças torna difícil defini-lo com precisão. Geralmente, o Tao lida com o fluxo do universo ou a força por trás da ordem natural que mantém todas as coisas equilibradas e em ordem. O Tao é considerado uma fonte de existência e da "não-existência". Algumas religiões orientais se referem a isso como o "yin e yang" do universo, que também pode expressar-se como as forças iguais do "bem" e do "mal".

Alguns adeptos do Taoismo acreditam no politeísmo (crença em vários deuses); outros praticam o culto dos antepassados. Em grande parte, os taoistas adoram principalmente em feriados quando o alimento é oferecido como um sacrifício aos deuses ou aos espíritos dos antepassados. Outras formas de sacrifício incluem queimar as cédulas de dinheiro – eles acreditam que essa oferta vai se materializar no mundo espiritual e estará disponível a um antepassado. Um número de disciplinas de artes marciais, como Tai Chi Chuan e Bagua Zang, tem suas raízes no taoismo. Poucas pessoas no mundo ocidental praticam essa religião, e alguns têm confundido Tao com Zen, como evidenciado pelos livros O Tao da Física de Fritjof Capra ou O Tao do Pooh por Benjamin Hoff.

Embora a palavra Tao signifique "caminho", não é o verdadeiro Caminho. Há muitas religiões que afirmam ser uma das maneiras de se aproximar de Deus. Mas Jesus Cristo disse que Ele é o único caminho para Deus (João 14:6). Porque o taoismo nega isso, ele não consegue lidar com a natureza do pecado da humanidade. Todos (exceto Jesus) vieram ao mundo com uma natureza pecaminosa herdada de Adão, e o pecado é o que nos separa de Deus. Um Deus santo e justo não pode aceitar qualquer coisa pecaminosa aos Seus olhos. Entretanto, em Sua misericórdia, Ele enviou o Seu Filho Jesus (que era Deus em carne) a este mundo para morrer na cruz e trocar a Sua justiça por nossos pecados (2 Coríntios 5:21). Só por aceitar esta morte expiatória e crer em Cristo é que podemos escapar do julgamento de Deus e receber a vida eterna (Efésios 2:8-9). Cristo, não Tao, é o caminho para a vida eterna.

English



Voltar à página principal em português

O que é o Taoismo/Daoismo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries