settings icon
share icon
Pergunta

Martinho Lutero era anti-semita?

Resposta


Martinho Lutero era um monge e professor de teologia alemão do século XVI na Universidade de Wittenberg. Ele é creditado como o catalisador da Reforma Protestante. Lutero compreendeu e ensinou corretamente que a salvação não é conquistada por obras, mas recebida apenas como um presente gratuito da graça de Deus através da fé em Jesus como redentor do pecado (Efésios 2:8-9). Seu desafio à autoridade do Papa da Igreja Católica Romana como líder da igreja e a afixação de suas famosas “95 Teses” na porta da igreja de Wittenberg selaram seu destino. Em 1521, ele foi excomungado pelo Papa e condenado como fora-da-lei pelo imperador.

As muitas contribuições escritas de Lutero para a fé cristã e sua defesa pela autoridade bíblica são de importância monumental. Ele traduziu a Bíblia do latim para o alemão porque acreditava que o povo comum deveria ter a Palavra de Deus para ler por si mesmos em vez de depender de padres e papas para interpretá-la para eles. No entanto, à medida que envelhecia, Lutero parecia desenvolver uma antipatia inexplicável contra o povo judeu. Já em 1516, Lutero escreveu positivamente sobre os judeus: "... muitas pessoas estão orgulhosas com uma estupidez maravilhosa quando chamam os judeus de cães, malfeitores ou o que quiserem, enquanto também, e igualmente, não percebem quem ou o que são aos olhos de Deus”. Em 1523, Lutero aconselhou bondade para com os judeus em Que Jesus Cristo Nasceu Judeu, mas apenas com o objetivo de convertê-los ao cristianismo. Quando seus esforços de conversão falharam, ele se tornou cada vez mais amargo em relação a eles. Em 1543, seu livro mais notoriamente anti-semita foi publicado, Sobre os Judeus e Suas Mentiras, no qual ele faz declarações ultrajantes sobre os judeus, chamando-os de "um povo baixo e prostituto, que não é povo de Deus, e sua jactância de linhagem, circuncisão e lei devem ser consideradas como imundice”.

É impossível saber o que estava no coração de Lutero quando ele escreveu essas coisas terríveis. Ele realmente odiava os judeus? Ou sua paixão pela verdade das Escrituras e por Jesus Cristo - que foi rejeitado pelos judeus - era tão avassaladora que ele se sentiu compelido a condenar os rejeitadores de Cristo à prostituição, na mesma linha do profeta Oséias que comparava os judeus que rejeitaram seu Deus a prostitutas? Qualquer que seja sua motivação, está claro que os escritos de Lutero foram usados como propaganda nazista. Em grande parte ignorado durante os séculos XVIII e XIX, Sobre os Judeus e Suas Mentiras ressurgiu durante a corrida para a Segunda Guerra Mundial, quando foi exibido nos comícios nazistas em Nuremberg. Claro, a longa história do ódio alemão aos judeus desempenhou um papel muito mais significativo na concretização do Holocausto do que os escritos de Lutero.

Não há dúvida de que Martinho Lutero desempenhou um papel importante na formação do protestantismo. Infelizmente, suas grandes contribuições são também prejudicadas por seu ódio injustificado e antibíblico pelo povo judeu. Uma coisa a lembrar ao lidar com perguntas como o aparente anti-semitismo de Lutero é o fato de que os crentes em Cristo ainda são pecadores nascidos naturalmente, e mantemos a natureza pecaminosa mesmo após o novo nascimento. O fato de Martinho Lutero estar errado em um assunto não nega que ele estava certo em outros. Por outro lado, só porque ele foi capaz de ensinar a verdade absoluta de Deus não significa que tudo o que disse era a verdade absoluta.

No ministério do Apóstolo Paulo, temos um exemplo de como devemos abordar qualquer ensinamento. Durante sua segunda jornada missionária, Paulo estabeleceu uma igreja na cidade grega de Tessalônica. Alguns dos judeus acreditaram, junto com muitos gentios, mas Paulo foi expulso da cidade pelos judeus incrédulos, que se recusaram a ouvir sua mensagem. No versículo 11, Lucas descreve os judeus na sinagoga de Beréia como "mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim." Para os bereanos, não importava realmente quem era o mensageiro; eles queriam descobrir se as coisas ditas eram verdadeiras de acordo com a Palavra de Deus. Por isso, eles são dados o título de "nobres". Quando lemos os escritos de Martinho Lutero ou cantamos seus hinos, devemos estar "examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim". Se forem verdadeiros à Palavra, então nos alegramos e os aceitamos. Se não, devemos deixá-los de lado e nos apegar à verdade.

English



Voltar à página principal em português

Martinho Lutero era anti-semita?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries