settings icon
share icon
Pergunta

Jesus está vivo? O que significa que Jesus está vivo?

Resposta


Jesus andou na terra mais de dois mil anos atrás. Ouvimos falar de Sua crucificação e Seus ensinamentos. A Páscoa se trata da Sua ressurreição. Mas é aí que algumas pessoas tropeçam. Isso significa que Jesus está vivo? Como um homem que havia sido executado publicamente poderia ressuscitar dentre os mortos? A história fornece evidências irrefutáveis de que Jesus Cristo de Nazaré viveu, mas será que ainda está vivo hoje? Os cristãos adoram, cantam e oram a Jesus como se Ele estivesse vivo. Será que estão errados em fazer isso? Em que sentido Jesus está "vivo"?

Como seres humanos confinados a um mundo material, geralmente entendemos que a vida está diretamente ligada à fisicalidade — uma pessoa está viva se seu corpo está vivo. Mas a vida é mais profunda do que isso. O reino espiritual é tão real quanto o reino físico. Filipenses 2:5–11 explica que Cristo já estava vivo, como um com Deus, antes da existência da terra (cf. João 1:1-3). O eterno Filho de Deus sempre esteve vivo. Nunca houve um momento em que Jesus não estava vivo, mesmo quando o Seu corpo estava deitado na tumba.

Jesus falou muitas vezes da vida fora do mundo material (João 10:10). Ele prometeu a vida eterna a qualquer um que cresse nEle (João 3:16–18). Ele explicou que o reino que veio estabelecer não era deste mundo (João 18:36).

Quando Deus criou o primeiro homem, "o Senhor… lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente" (Gênesis 2:7). Essa vida veio de Deus, que é eterno. Deus soprou a Sua própria vida no homem, e é por isso que a vida humana é diferente da de plantas e animais. Os seres humanos têm um espírito destinado a viver para sempre, assim como Deus viverá para sempre. O corpo vai morrer, mas será ressuscitado. Quando Jesus morreu na cruz, o Seu corpo realmente morreu e foi sepultado, mas o Seu espírito estava em outro lugar, vivo e bem. Ele havia confiado o Seu espírito nas mãos do Pai (Lucas 23:46).

Quando Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos, o Seu espírito voltou ao Seu corpo, que agora era um corpo glorificado (Filipenses 3:21). Paulo escreveu que mais de quinhentas pessoas viram Jesus após a Sua ressurreição (1 Coríntios 15:6). O Novo Testamento foi escrito por testemunhas oculares que viram por si mesmas que Jesus estava realmente vivo e em carne.

Jesus ainda está vivo hoje. Ele ressuscitou corporalmente dentre os mortos e subiu corporalmente ao céu. Atos 1 relata como, quarenta dias após a ressurreição, os discípulos de Jesus estavam na Sua presença quando Ele de repente começou a subir no ar. Eles olharam maravilhados enquanto Jesus subia e desapareceu de vista (Atos 1:9–11). Jesus havia previsto que voltaria ao Pai, e foi exatamente isso o que fez (João 14:1–2; João 20:17).

Jesus está vivo no céu com Deus, com os anjos e com todos aqueles que nEle confiaram para a salvação (2 Coríntios 5:8). Ele está sentado à direita do Pai (Colossenses 3:1), "acima de todos os céus" (Efésios 4:10). Jesus vive "sempre para interceder" por Seus seguidores na terra (Hebreus 7:25) e prometeu voltar novamente (João 14:1–2).

Assim como o espírito de Jesus nunca morreu, nossos espíritos também não morrerão (João 11:25–26). Vamos viver para sempre em algum lugar. Como reagimos à oferta de salvação de Deus determina o nosso destino (João 3:16–18). Jesus disse aos Seus seguidores: "Porque eu vivo, vocês também viverão" (João 14:19). Sobre essa grande esperança podemos construir nossas vidas, sabendo que, como o nosso Senhor Jesus, podemos até morrer, mas a morte não é o fim.

English



Voltar à página principal em português

Jesus está vivo? O que significa que Jesus está vivo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries