settings icon
share icon
Pergunta

O que é Jesus Camp?

Resposta


Jesus Camp é um documentário lançado em 2006, dirigido por Heidi Ewing e Rachel Grady. Ele apresenta a pastora infantil pentecostal Becky Fischer e seu acampamento carismático para crianças "Crianças na Escola do Fogo do Ministério" que operava na Dakota do Norte. Jesus Camp segue a Pastora Fischer e algumas das crianças antes, durante e depois do acampamento. O comentário é fornecido pelo apresentador liberal de rádio cristão Mike Papantonio, que dá uma visão contrária à dos acampantes dominionistas e suas famílias.

Jesus Camp começa com um breve prólogo em que Papantonio expressa preocupação sobre o que os fundamentalistas estão ensinando a seus filhos. Em seguida, o filme mostra cenas de uma "Conferência de Mudar o Mundo Através da Oração" sendo realizada em uma igreja no Missouri. Na conferência, Becky Fischer prega sobre como as crianças precisam se comprometer a servir a Deus e como o pecado desviou a nação de Deus. Ela então lidera crianças e adultos em uma sessão de oração em línguas e de serem mortos no Espírito. A pastora Fischer explica aos cineastas que deseja incutir nas crianças um compromisso de impactar a sociedade para Jesus, tanto quanto as madraças muçulmanas inflamam paixão em seus alunos.

Jesus Camp então apresenta algumas das crianças. Elas são educadas em casa e se expressam muito bem. As cenas de educação domiciliar focam no criacionismo e nas repercussões de tirar Deus da escola pública. Uma menina de nove anos ora em seu arremesso de boliche e depois entrega um folheto a uma mulher. Outra menina, uma dançarina de dez anos, diz que tenta se certificar de que ela dança para Deus e não para sua carne.

Enquanto as crianças se preparam para o acampamento "Kids on Fire" (o "Jesus Camp" do título do documentário) e viajam para Dakota do Norte, a pastora Fischer e sua equipe oram pelas instalações e equipamentos do acampamento. Logo que o acampamento começa, os sermões de Fischer para os campistas são divertidos o suficiente para manter a atenção das crianças, mas eles se concentram no pecado - o das crianças e do país. Um menino faz um sermão sobre como eles são a geração que deve retomar a América para Jesus. Outro orador dá uma mensagem sobre o aborto e como a influência das crianças é necessária para torná-lo ilegal novamente. Em um ponto, um conselheiro do acampamento traz um recorte de papelão do então presidente George W. Bush, e as crianças são instruídas a orar por ele e sua responsabilidade de substituir a recém-renunciada juíza da Suprema Corte Sandra Day O'Connor. (Os críticos erroneamente afirmam que as crianças estão adorando Bush.) Muitos sermões no acampamento culminam em sessões de choro incontrolável e oração em línguas.

O filme Jesus Camp então corta para Papantonio, que alerta que os fundamentalistas assumirão o governo. Uma voz ao fundo anuncia que o juiz Samuel Alito, que muitos acreditam ser pró-vida, foi confirmado para substituir a juíza O'Connor.

Depois de terminar "Jesus Camp", o menino que pregou é filmado visitando a New Life Church em Colorado Springs, onde ele assiste ao então pastor Ted Haggard condenando a homossexualidade e encorajando sua congregação a impactar a nação. (O documentário foi lançado cerca de sete meses antes de Haggard ser acusado de uso de drogas e relações sexuais com um prostituto masculino.) Várias das crianças do acampamento vão a Washington, D.C., onde, com adultos, cantam e oram sobre o Supremo Tribunal dos EUA e silenciosamente protestam contra o aborto. Esta parte do filme termina com uma entrevista com as crianças, que falam sobre serem treinadas para uma batalha espiritual, viver sem medo e a glória do martírio.

Ao revisar o filme do acampamento, a pastora Fischer expressa seu orgulho pela paixão que as crianças transmitem. Ela concede uma entrevista a Papantonio - ele defende a separação entre igreja e estado, enquanto ela defende o ensino da verdade bíblica às crianças e sua aplicação no mundo. O filme Jesus Camp termina com a pastora Fischer explicando sua motivação - trazer o mundo para um relacionamento salvador com Jesus. Na cena final, Fischer estaciona seu carro em um lava-rápido (uma representação distorcida do batismo?) enquanto um locutor de rádio encoraja seus ouvintes a combater o liberalismo. Então, a cortina que cobre a saída do lava-jato, contendo duas placas de pare, se abre para o lado.

O filme Jesus Camp é bastante equilibrado, como um documentário deve ser. Os adultos e as crianças parecem autênticos e sinceros, e a pastora Fischer está satisfeita com sua representação na tela, enquanto está ciente do ângulo desfavorável enfatizado na edição. A reação a Jesus Camp foi mista. Como a cineasta Heidi Ewing disse: "Era como se as pessoas estivessem assistindo a dois filmes diferentes". Muitos espectadores acusam a pastora Fischer de lavagem cerebral e doutrinação; o local onde "Kids on Fire" foi realizado foi tão vandalizado por manifestantes que os proprietários se recusam a sediar seu acampamento novamente. Outros que assistiram ao filme disseram que isso fortaleceu ou renovou seu compromisso de seguir a Cristo. Devido à controvérsia, Kids on Fire foi renomeado para "Kids in Ministry International".

Apesar do que alguns críticos afirmam, os sujeitos de Jesus Camp não representam o evangelicalismo convencional. Becky Fisher e o ministério que ela lidera são parte do movimento carismático e estendem intencionalmente a experiência carismática às crianças. As crianças são ensinadas a orar em línguas, a serem mortas no Espírito, a expulsar demônios e a lamentar os pecados da nação. Elas também são treinadas para acreditar que é sua responsabilidade crescer em um exército de Deus que recuperará a América e a tornará uma nação cristã novamente.

Várias críticas dirigidas a Becky Fischer e seus programas de treinamento são válidas. Primeiro, como o filme Jesus Camp deixa claro, ela ensina doutrina carismática errônea para crianças. Falar em línguas, exorcizar demônios e curar são superenfatizados. Experiências emocionais e extáticas são valorizadas de forma não saudável. Além disso, a Bíblia não ensina que a forma de transformar a sociedade é que os Cristãos assumam o controle de entidades políticas seculares. A mensagem mais preocupante de Fischer, no entanto, é que as crianças devem "retomar a América para Deus" porque os adultos são "muito gordos e preguiçosos" para jejuar e orar (suas palavras, embora ela possa tê-las pretendido como hipérbole e autodepreciação). Sim, o aborto e a rejeição de Deus são pecados nacionais, mas esses fardos não devem ser colocados sobre os ombros de crianças de nove anos a ponto de elas chorarem incontrolavelmente todas as noites. Não há nenhum caso na Bíblia em que crianças foram feitas para se sentir responsáveis por lamentar e redimir os pecados dos adultos - nem mesmo quando Deus contou a um jovem Samuel sobre o pecado dos filhos de Eli em 1 Samuel 3. Devemos ensinar crianças sobre Deus, sobre seu lugar no plano de Deus e como viver uma vida para Cristo em um mundo caído.

Jesus Camp é um filme revelador que documenta as crenças de um segmento do pentecostalismo e como essas crenças impactam a sociedade. Se nada mais, o filme destaca os perigos do excesso carismático e a importância de uma sólida teologia bíblica (2 Timóteo 1:13).

English



Voltar à página principal em português

O que é Jesus Camp?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries