settings icon
share icon
Pergunta

O Espírito Santo estará presente durante a tribulação?

Resposta


A questão de o Espírito Santo não estar presente durante a tribulação resulta de uma má compreensão de 2 Tessalonicenses 2:7, que diz: "Porque o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém." Agora, antes da tribulação, um dos ministérios do Espírito Santo é a restrição do mal. Nos versículos 8 e 9, aprendemos que o poder restritivo do Espírito Santo retém o "iníquo" (Anticristo) para que ele não seja revelado antes que Deus o deseje. A passagem diz que o Espírito Santo não mais restringirá o crescimento do mal, mas isso não significa que não mais terá nenhum ministério.

Em Atos 1:4-5, Jesus promete que Seus discípulos serão logo "batizados com o Espírito Santo". No capítulo 2 de Atos, a promessa de Jesus é cumprida. Nos versículos 38 e 39, está escrito que "Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo. Porque a promessa é para vocês e para os seus filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar."

A habitação do Espírito Santo é assim assegurada para todo crente nascido de novo, e em nenhum lugar da Escritura essa promessa é revogada. A regeneração é a obra do Espírito; sem Ele, ninguém é salvo. Se o Espírito não estivesse presente durante a tribulação, ninguém poderia ser salvo. Não obstante, o fato é que uma multidão inumerável é salva durante a tribulação (Apocalipse 7:9–14). Portanto, aqueles que vierem a Jesus durante o período da tribulação também serão habitados pelo Espírito Santo. Dê glória a Deus por fazer essa provisão, uma vez que os santos da tribulação precisarão da orientação e direção do Espírito durante esse tempo conturbado.

Outra boa razão por que o Espírito tem de estar presente durante a tribulação é que Ele é onipresente. Visto que o Espírito está em todo lugar o tempo todo, então deve estar no mundo durante a tribulação.

Em algum momento — somente Deus sabe quando — a influência restritiva do Espírito Santo será removida, o Anticristo será revelado a um mundo inconsciente e desavisado, e o período da tribulação começará.

English



Voltar à página principal em português

O Espírito Santo estará presente durante a tribulação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries