settings icon
share icon
Pergunta

Deus fica com raiva?

Resposta


Seria uma tolice ignorar as passagens nas Escrituras que falam sobre a ira de Deus. Sim, Deus fica bravo. Existem muitos exemplos na Bíblia disso. Ele "sente indignação todos os dias" (Salmo 7:11).

No entanto, não devemos equiparar a raiva de Deus às nossas próprias experiências humanas dessa emoção. Devemos olhar novamente para a Bíblia. Efésios 4:26–27 nos diz que é possível experimentar a raiva, e ainda assim não pecar. Como Deus não pode pecar, sabemos que a Sua ira é justa, ao contrário da experiência comum da raiva em nós mesmos. Como Tiago 1:20 diz: "Porque a ira humana não produz a justiça de Deus."

O contexto dos versículos de Deus Se enfurecendo revela por que Ele se enfurece. Deus fica zangado quando há uma violação do Seu caráter. Deus é justo, reto e santo, e nenhum desses atributos pode ser comprometido (Êxodo 20:4-6; Isaías 42:8). Deus ficou zangado com a nação de Israel e com os reis de Israel toda vez que deixaram de obedecê-Lo (por exemplo, 1 Reis 11:9-10; 2 Reis 17:18). As práticas perversas das nações em Canaã, como o sacrifício de crianças e a perversão sexual, despertaram a ira de Deus a tal ponto que Ele ordenou que Israel os destruísse completamente — todo homem, mulher, criança e animal — para remover a iniquidade da terra (Deuteronômio 7:1-6). Assim como um pai fica bravo com qualquer coisa que possa prejudicar os seus filhos, a raiva de Deus é direcionada àquilo que prejudicaria o Seu povo e seu relacionamento com Ele. "Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva" (Ezequiel 33:11).

No Novo Testamento, Jesus ficou zangado com os mestres e líderes religiosos da época por usar a religião para o seu próprio ganho e manter as pessoas em cativeiro (João 2:13-16; Marcos 3:4-5). Romanos 1:18 nos diz que a raiva, ou ira, de Deus se opõe "contra toda impiedade e injustiça dos seres humanos que, por meio da sua injustiça, suprimem a verdade." Então Deus fica zangado com a iniquidade das pessoas, e Se opõe a essa iniquidade em um esforço para afastá-las do mal, para que nEle encontrem a verdadeira vida e liberdade. Mesmo em Sua ira, a motivação de Deus é o amor pelas pessoas; para restaurar o relacionamento que o pecado destruiu.

Embora Deus deva trazer a justiça e retribuição pelo pecado, aqueles que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador não estão mais sob a ira de Deus pelo pecado. Por quê? Porque Jesus experimentou a medida completa da ira de Deus na cruz para que não precisássemos fazê-lo. É isso que significa que a morte de Jesus serviu como uma "propiciação" ou satisfação. "Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte. Porque aquilo que a lei não podia fazer, por causa da fraqueza da carne, isso Deus fez, enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no que diz respeito ao pecado. E assim Deus condenou o pecado na carne, a fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8:1–4).

English



Voltar à página principal em português

Deus fica com raiva?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries