settings icon
share icon
Pergunta

Por que Deus era tão evidente na Bíblia e parece tão escondido hoje?

Resposta


A Bíblia registra Deus aparecendo às pessoas, realizando milagres surpreendentes e inegáveis, falando audivelmente e muitas outras coisas que não vemos muito hoje. Por que é isso? Por que Deus estava tão disposto a revelar e provar a Si mesmo em tempos bíblicos, mas parece estar "escondido" e silencioso hoje?

Uma razão pela qual Deus pode parecer escondido hoje é o simples fato do pecado voluntário e impenitente. "um dia clamarão ao Senhor, mas ele não lhes responderá. Naquele tempo ele esconderá deles o rosto por causa do mal que eles têm feito" (Miqueias 3:4; cf. Deuteronômio 31:18; 32:20). Além disso, sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Às vezes as pessoas não percebem evidências de Deus por se recusarem a acreditar (ver Marcos 6:1-6) - é difícil ver quando você se recusa a abrir os olhos.

Longe de estar escondido, Deus completou um plano de revelação progressiva para a humanidade. Durante o Seu processo de comunicação ao longo de vários séculos, Deus às vezes usou milagres e conversação direta com as pessoas a fim de revelar o Seu caráter, Suas instruções e Seus planos. Nos períodos de intervalo do Seu falar, houve um período de silêncio quando o Seu poder não era tão evidente e nova revelação não era acessível (ver 1 Samuel 3:1).

O primeiro milagre de Deus - a criação - nunca tem sido escondida de qualquer forma. A criação foi e é a evidência primária da existência de Deus e da maneira em que Ele apresenta muitos dos Seus atributos. A partir do que foi feito, o homem pode ver que Deus é poderoso, soberano e eterno (Romanos 1:20). A criação foi a Sua primeira declaração para a humanidade. "Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos" (Salmo 19:1). Depois da criação, Deus falou com as pessoas a fim de Se declarar ainda mais e para ensinar ao homem os Seus caminhos. Ele falou pela primeira vez com Adão e Eva, dando-lhes mandamentos a seguir e, quando desobedeceram, pronunciando uma maldição. Ele também assegurou ao casal e toda a humanidade de que enviaria um Salvador para nos redimir do pecado.

Após Enoque ter sido levado ao céu, parece que Deus estava "escondido" mais uma vez. Mas depois, Deus falou com Noé a fim de salvá-lo e sua família, e com Moisés, dando-lhe a Lei para o Seu povo seguir. Deus realizou milagres para autenticar Moisés como o Seu profeta (Êxodo 4:8) e para libertar os israelitas do Egito. Deus fez milagres novamente no tempo de Josué para estabelecer Israel na Terra Prometida e novamente durante o tempo de Elias e Eliseu para autenticar os profetas e lutar contra a idolatria. Entre esses tempos de clara intervenção divina, gerações passaram sem ver um milagre ou ouvir a voz de Deus. Muitos provavelmente se perguntaram: "Por que Deus está escondido hoje? Por que Ele não se torna evidente?"

Quando Jesus veio à Terra, depois de 400 anos "silenciosos" de Deus, Ele realizou milagres para provar que era realmente o Filho de Deus e para promover a fé nEle (Mateus 9:6; João 10:38). Depois de Sua ressurreição milagrosa, Ele permitiu que os Seus apóstolos continuassem realizando milagres a fim de provar que tinham realmente sido enviados por Deus. Mais uma vez, o propósito era para que as pessoas acreditassem em Jesus e prestassem atenção ao Novo Testamento que os apóstolos estavam escrevendo.

Há várias razões por que, após o tempo dos apóstolos, Deus não está mais falando conosco de forma audível ou mostrando-se mais evidente. Como observado acima, Deus já se comunicou. Suas palavras foram registradas fielmente e têm sido milagrosamente preservadas através dos tempos. A Bíblia está completa. A revelação progressiva de Deus está completa (Apocalipse 22:18). Agora temos o cânone completo da Escritura e não precisamos de mais milagres para "validar" a Bíblia porque ela já foi validada. Na perfeita Palavra de Deus encontramos tudo de que precisamos "para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (2 Timóteo 3:16). A Bíblia é perfeitamente capaz de nos fazer "sábios para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus" (2 Timóteo 3:15). É "ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção" (2 Pedro 1:19). Não precisamos de mais nada, e não devemos ir atrás de revelações extra-bíblicas. Fazer isso põe em dúvida a eficácia da Escritura que Deus declarou ser suficiente.

Mas o Espírito Santo não fala conosco? Sim, Ele é o nosso Consolador neste mundo (João 14:16). E Ele pode trabalhar com a nossa consciência para ajudar a guiar-nos. Mas é importante entender que o Espírito não está nos dando nova revelação hoje. Ao contrário, Ele nos fala através da Palavra de Deus, que é a "espada do Espírito" (Efésios 6:17). O Espírito muitas vezes traz Escrituras específicas à mente nos momentos em que mais precisamos delas (João 14:26); Ele nos ilumina para entender a Palavra e nos capacita a vivê-la. Mas ninguém pode dizer: "O Espírito me revelou um fato novo sobre o céu, não encontrado na Bíblia!" Isso estaria adicionando às Escrituras e seria presunçoso.

Uma outra razão para o estado "oculto" de Deus hoje é aludido pelo profeta Habacuque: "o justo viverá pela sua fé" (Habacuque 2:4). Deus não dá ao Seu povo uma cadeia contínua de sinais miraculosos; Ele nunca tem. Ao contrário, Ele espera que confiemos no que já fez, examinemos as Escrituras diariamente e vivamos pela fé, não pelo que vemos (Mateus 16:4; João 20:29; 2 Coríntios 5:7).

Finalmente, lembremo-nos de que, mesmo nos momentos em que parece que Deus não está fazendo nada, Ele ainda é o Senhor soberano de toda a criação, e está constantemente ativo, sempre realizando o Seu plano perfeito. Um dos melhores exemplos do trabalho "escondido" de Deus é o livro de Ester, no qual Deus nunca é mencionado, mas que mostra claramente a Sua mão soberana em controle dos acontecimentos do início ao fim.

English



Voltar à página principal em português

Por que Deus era tão evidente na Bíblia e parece tão escondido hoje?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries