settings icon
share icon
Pergunta

Deus é justo?

Resposta


Na opinião de muitas pessoas, justiça é que todos recebam exatamente o que merecem. Se Deus fosse completamente “justo”, por esta definição, todos nós passaríamos a eternidade no inferno pagando pelos nossos pecados, que é exatamente o que merecemos. Todos pecamos contra Deus (Romanos 3:23) e, portanto, somos dignos da morte eterna (Romanos 6:23). Se recebêssemos “de forma justa” o que merecemos, acabaríamos no lago de fogo (Apocalipse 20:14–15). Mas Deus é misericordioso e bom, por isso enviou Jesus Cristo para morrer na cruz em nosso lugar, recebendo o castigo que merecemos (2 Coríntios 5:21). Tudo o que precisamos fazer é crer em Cristo e seremos salvos e receberemos um lar eterno no céu (João 3:16). Com o sacrifício de Cristo, Deus mantém a Sua “justiça” no sentido de que o pecado é adequadamente punido.

Um sinônimo para justo é reto, e a Bíblia é inequívoca de que Deus é justo: “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto” (Deuteronômio 32:4; veja também 2 Crônicas 19:7; Romanos 9:14; e 2 Tessalonicenses 1:6). Deus é “justo” porque é imparcial, honesto e reto. Pedro, estando na casa de um gentio e vendo a obra do Espírito Santo, disse: “Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável” (Atos 10:34–35). Deus é eminentemente justo. Ele não trata ninguém de forma errada.

Apesar da graça amorosa de Deus, ninguém acreditaria nEle por conta própria (Romanos 3:10–18). Deus tem que nos atrair para Si mesmo para que creiamos (João 6:44). Deus não atrai todos, mas apenas algumas pessoas que Ele escolheu soberanamente (Romanos 8:29–30; Efésios 1:5, 11). Isto não parece “justo” aos olhos daqueles que acreditam que a justiça exige que todos sejam tratados exatamente da mesma forma. Na eleição, parece que Deus não está tratando todas as pessoas igualmente. No entanto, Deus não precisa escolher ninguém. Novamente, seria inteiramente justo que todos passassem a eternidade no inferno. O fato de Deus salvar alguns não é injusto com aqueles que permanecem não salvos, pois estão recebendo exatamente o que merecem.

Aqueles a quem Deus escolheu estão recebendo o amor e a graça de Deus. Mas, quando Deus atrai os nossos corações e abre as nossas mentes, temos a oportunidade de responder à revelação da criação que nos rodeia (Salmo 19:1-3) e da consciência dentro de nós (Romanos 2:15) e voltar-nos para Deus. Aqueles que não responderem receberão o que realmente merecem por causa de sua rejeição a Ele. A punição deles é justa (João 3:18, 36). Aqueles que acreditam estão recebendo muito mais do que merecem. Ninguém, porém, está sendo punido além do que merece. Deus é justo? Sim. Ele também é gracioso, misericordioso e perdoador.

English



Voltar à página principal em português

Deus é justo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries