settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a humildade?

Resposta


A Bíblia descreve a humildade como mansidão, baixeza e ausência de si mesmo. A palavra grega traduzida como “humildade” em Colossenses 3:12 e em outros lugares significa literalmente “humildade mental”, de modo que vemos que a humildade é uma atitude do coração, não apenas um comportamento exterior. Pode-se fazer uma demonstração externa de humildade, mas ainda assim ter um coração cheio de orgulho e arrogância. Jesus disse que aqueles que são “pobres de espírito” teriam o reino dos céus (Mateus 5:3). Ser pobre de espírito significa que somente aqueles que admitem uma absoluta falência de valor espiritual herdarão a vida eterna. Portanto, a humildade é um pré-requisito para o cristão.

Quando nos aproximamos de Cristo como pecadores, devemos vir em humildade. Reconhecemos que somos indigentes e mendigos que nada trazemos para oferecer a Ele, a não ser nosso pecado e nossa necessidade de salvação. Reconhecemos nossa falta de mérito e nossa total incapacidade de salvar a nós mesmos. Então, quando Ele oferece a graça e a misericórdia de Deus, aceitamos isso em humilde gratidão e dedicamos nossas vidas a Ele e aos outros. Nós "morremos para o ego", para que possamos viver como novas criações em Cristo (2 Coríntios 5:17). Nunca nos esquecemos de que Ele trocou nossa inutilidade pelo Seu valor infinito, nosso pecado pela Sua justiça e a vida que agora vivemos, nós a vivemos pela fé no Filho de Deus que nos amou e Se entregou por nós (Gálatas 2:20). Essa é a verdadeira humildade.

A humildade bíblica não é apenas necessária para entrar no reino, mas também para ser grande no reino (Mateus 20:26-27). Aqui Jesus é o nosso modelo. Assim como Ele não veio para ser servido, mas para servir, devemos também nos comprometer a servir os outros, considerando seus interesses acima dos nossos (Filipenses 2:3). Essa atitude impede a ambição egoísta, a presunção e a luta que vem com a auto-justificação e a autodefesa. Jesus não Se envergonhou de Se humilhar como servo (João 13:1-16), ao ponto de morrer na cruz (Filipenses 2:8). Em Sua humildade, Ele sempre foi obediente ao Pai e assim também deve o cristão humilde estar disposto a deixar de lado todo o egoísmo e submeter-se em obediência a Deus e à Sua Palavra. A verdadeira humildade produz piedade, contentamento e segurança.

Deus prometeu dar graça aos humildes, enquanto Ele se opõe ao orgulho (Provérbios 3:34; 1 Pedro 5:5). Portanto, devemos confessar e colocar o orgulho de lado. Se nos exaltarmos, então nos colocamos em oposição a Deus que, em Sua graça e para nosso próprio bem, nos humilha. Entretanto, se nos humilharmos, Deus nos dá mais graça e nos exalta (Lucas 14:11). Junto com Jesus, Paulo também deve ser nosso exemplo de humildade. Apesar dos grandes dons e entendimento que recebera, Paulo se considerava o “principal dos pecadores” e o “menor dos apóstolos” (1 Timóteo 1:15; 1 Coríntios 15:9). Como Paulo, os verdadeiramente humildes se gloriarão na graça de Deus e na cruz, não em auto-justificação (Filipenses 3:3-9).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a humildade?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries